Toronto area, Canadá

Viagens a Toronto, Canadá: Informação para suas Viagens

Bem-vindo a Toronto

Toronto é sinônimo de grandeza e diversidade. Uma das mais fascinantes cidades do continente americano sem dúvida, na qual habitam pessoas de qualquer canto do planeta; é muito provável topar-se com alguém do Brasil, como com uma anciã da Nova Caledônia, com um empresário alemão ou com uma dona de casa iraniana. É a maior zona metropolitana do Canadá, uma das maiores do mundo em superfície e lar de uma incrível mostra multicultural.

Cidade dos Recordes Mundiais

Bem-vindo a Toronto

Cidade cosmopolita e impressionante, sempre em busca de novos recordes mundiais. É uma das dez cidades com mais arranha-céus no mundo. Durante anos e até há pouco tempo atrás ostentou a estrutura mais alta sobre a terra (CN Tower, com 553 metros de altura), além de possuir a rua mais longa do mundo: Yonge Street com 1.896 km, e que é a vértebra da cidade.

O Rogers Centre é o maior estádio com teto corrediço do mundo e a segunda maior tela de TV (a primeira está no novo estádio dos Dallas Cowboys); também encontrará em Queen Street a avenida com mais bares do planeta; no Downtown encontra-se o maior complexo de shoppings do mundo (Underground ou Path), o qual também é o maior corredor subterrâneo do globo, além de ser também sede do segundo maior festival de cinema. Precisa de mais alguma coisa para decidir visitar esta proeminente cidade?

Breve História de uma Cidade Multicultural

Bem-vindo a Toronto

Os exploradores franceses foram os primeiros em aventurar-se por estas terras algonquinas, há mais de 250 anos. De fato fundaram uma pequena vila chamada Fort Rouille, porém a abandonaram uma década depois de sua fundação. Durante a Guerra da Independência nos Estados Unidos, a zona acolheu um grande número de simpatizantes do Império Britânico, recebendo o nome de York. Graças a sua posição geográfica, em breve a comunidade se converteria numa importante base naval britânica.

Depois da guerra de 1812, a localidade seria assediada pelas tropas americanas, saqueada e queimada. A denominação da cidade adotaria o nome nativo com o que se conhecia a zona antes da chegada dos exploradores europeus: Toronto. Devido a sua localização a cidade cresceria rapidamente sendo um importante destino para todos os imigrantes que chegavam ao Canadá. Por duas vezes se converteria na capital da província do Canadá.

O Desenvolvimento da Metrópole

Bem-vindo a Toronto

O século XIX foi uma época de grande desenvolvimento. Um extenso sistema de rede de esgoto e iluminação revolucionou o planejamento urbano da região. Linhas de trem foram construídas e o porto adquiriu maior força no comércio, transformando-se cada dia em um centro neurálgico potente com um grande futuro. Em 1891 se incorporaria um sistema de bondes elétricos que revolucionaria o nível de vida de seus habitantes. Atualmente conta com um dos melhores sistemas de transporte do mundo conhecido como TTC, com quatro linhas de metrô, ônibus e bondes, o qual cobre quase todas e cada uma das ruas e avenidas mais importantes da grande cidade.

Bem-vindo a Toronto

Durante um longo tempo, Toronto sempre se encontrou atrás de Montreal em número de habitantes e em potencial econômico. Seria somente depois da Segunda Guerra Mundial que uma imensa onda de imigrantes chegaria à zona: alemães, italianos e judeus foram os primeiros a chegar para muito pouco depois serem seguidos por russos, polacos, chineses e muitos mais do leste europeu. Esta nova população traria à cidade uma grande força laboral que faria de Toronto a cidade mais importante do Canadá, econômica e culturalmente. A última metade do século XX seria de crescimento e consolidação como uma das cidades mais importantes do mundo.

Toronto Agora

Bem-vindo a Toronto

Atualmente Toronto é a capital econômica do país. Sua população em toda a área metropolitana alcança os 6 milhões de habitantes. A área metropolitana, conhecida como Greater Toronto está compreendida por Toronto e várias municipalidades entre as quais se destacam Mississauga, Scarborough, York, Etobicoke, Peel, Halton e Durham. O centro financeiro de Toronto está formado por enormes arranha-céus na área conhecida como Downtown (Centro). Atualmente e devido ao seu desponte como líder econômico, Toronto se situa no nono lugar com o melhor PIB a nível mundial.

Bem-vindo a Toronto

O desenvolvimento urbano de Toronto é espetacular. É a segunda cidade no planeta, depois de Nova Iorque com mais edifícios de mais de 90 metros de altura, com pouco mais de 1600 construções que ultrapassam esta altura. O sistema de transporte da cidade é excelente; o desenho urbano da cidade nos fala de uma cultura previdente e preparada para todos os desafios que o desenvolvimento e o crescimento acarretam.

Arquitetura em Toronto

Bem-vindo a Toronto

Embora em realidade não haja um estilo arquitetônico predominante na cidade devido a mistura de tendências, materiais, épocas e intenções, o estilo contemporâneo é sobressalente, dado que é uma cidade super moderna e com uma grande quantidade de arranha-céus. Encontramos também uma grande mostra de estilos mais antigos em edifícios do século XVIII e XIX, predominando o Neogótico, o Vitoriano, o Art Decó e o Modernismo.

Bem-vindo a Toronto

Casa Loma, por exemplo, uma enorme mansão que se assemelha mais a um Castelo, é um ponto de referência que você deve conhecer. A universidade de Toronto é outra grande obra arquitetônica destacável, composta por um conjunto de edifícios, instalações e parques de grande valor estético, que combina épocas e vertentes arquitetônicas. Os maravilhosos parques da cidade como o High Park, são lugares que devem ser visitados.

Bem-vindo a Toronto

Os marcos arquitetônicos mais importantes são: a CN Tower, o Rogers Centre, o Art Gallery of Toronto, o Royal Ontario Museum, o Gardiner Gallery, o First Canadian Place e o Scotia Tower, entre um sem-fim de obras arquitetônicas impressionantes. De dia, a cidade é muito bela, sobretudo no verão; mas durante a noite, a iluminação de seus arranha-céus e edificios é um deleite para os bons observadores.

Toronto International Film Festival

Bem-vindo a Toronto

Deixar de falar do Festival Internacional de Cinema de Toronto é como falar de Cannes e não mencionar o seu próprio festival. Inaugurado em 1976, é o segundo mais importante festival de cinema do planeta, com uma duração de 10 dias e uma projeção de cerca de 300 e 400 filmes de todo o mundo. Há distintas categorias de exibição e competição. Cada ano há algum país ou região que se apresenta como convidado especial e leva uma mostra representativa de seu cinema.

Bem-vindo a Toronto

Milhares de celebridades comparecem a cada ano neste proeminente festival. Culturalmente é um evento importantíssimo, devido à projeção mundial que alcançam os filmes aí exibidos. Durante o mês de setembro, se você é um amante da sétima arte, do mundo do espetáculo, dos tapetes vermelhos, das festas e do glamour, simplesmente deve participar.

leia mais sobre Toronto area

Hotéis preferidos dos nossos clientes - Toronto area

Toronto area: Ver todos os hotéis
  • Te pode interessar

    Unforgettable Canada Tour

    Unforgettable Canada Tour

    Categorias:City Tours,Pacote,tour panorâmico

    a partir de R$ 0 Por adulto, impostos ñao incluídos