Santa Fe, Argentina

Atrações - Santa Fé, Argentina: O Que fazer e Aonde ir

Atrações em Santa Fé, Argentina

Santa Fé é sem dúvida uma das cidades mais belas da Argentina, cheia de tesouros arquitetônicos, artísticos e culturais, assim como de inumeráveis lugares de diversão. Em geral, poderíamos dizer que seus habitantes são gente tranquila e amável, devido à sorte de viver em um lugar rodeado de amplos espaços naturais, tesouros históricos e um clima encantador durante o ano todo.

Esta admirável cidade, famosa por seus numerosos encantos naturais, é um verdadeiro paraíso para aqueles que buscam diversão em família, para aqueles que gostam de comer bem, assim como para quem gosta da arquitetura colonial e dos tesouros históricos. Certamente ficará encantado com o seu sabor europeu!

Granja La Esmeralda

Atrações em Santa Fé, Argentina

Se você viaja com a família, um bonito lugar para visitar é a Granja La Esmeralda. Este encantador zoológico se encontra ao norte da cidade em um prédio de 13 hectares densamente povoado por vegetação e árvores frutíferas. É um centro dedicado à conservação de espécies animais nativas da Argentina, assim como de mamíferos e plantas provenientes da região amazônica e da América do Sul. O parque conta com instalações onde se realizam importantes exposições culturais e shows musicais ao ar livre, apresentando música tradicional dos pampas.

Para as crianças, o parque oferece brinquedos, passeios interativos para conhecer de perto os animais, caminhadas pelos jardins botânicos e exposições educativas para conhecer mais sobre a história da Argentina.

Lagoa El Cristal

Atrações em Santa Fé, Argentina

Diversão para pequenos e grandes é o que há neste belo balneário localizado ao norte de Santa Fé, no distrito de Calchaquí. Esta bela lagoa fica dentro do balneário El Cristal, o qual conta com praias, águas cristalinas e um extenso feixe de bosques nativos onde habitam animais que somente podem ser encontrados em áreas verdes de tipo amazônico. A lagoa também é de grande atrativo para os amantes da pesca, pois nela se podem alugar pequenos barcos de pesca para passar um maravilhoso dia em companhia da família, já que esta zona goza de um excelente clima a maior parte do ano.

Parque Arqueológico Santa Fé La Vieja

Atrações em Santa Fé, Argentina

Este belo sítio arqueológico tem grande valor histórico e cultural, corresponde ao assentamento no qual esteve a cidade de Santa Fé desde sua fundação em 1573, até o ano de 1660, quando foi trasladada 78 quilômetros ao sul.

No sítio podem distinguir-se duas zonas que tiveram usos e formas de ocupação diferenciados: o entorno da praça de armas, com terrenos dedicados a usos religiosos, administrativos e vivendas; e a zona conhecida como as “cuadras”, que foi originalmente dedicada a cultivos urbanos pelos frades jesuítas. O rio San Javier com os anos provocou a erosão do setor próximo à praça principal, onde se encontrava a igreja da companhia de Jesus, a igreja de São Roque e a casa do próprio Juan de Garay.

Atrações em Santa Fé, Argentina

Esta antiga cidade conserva ainda muitas de suas construções originais que foram feitas com a técnica de tapume ou terra batida, além de fragmentos de louças de cerâmica, algumas delas com desenhos e inscrições da época. A área atual do sítio de quase 69 hectares corresponde a duas terceiras partes do plano original. Neste setor se localizam igrejas conventuais de São Francisco, Santo Domingo e La Merced, a prefeitura e um número significativo de antigas vivendas coloniais, entre elas: a de Cristóbal de Garay, neto do fundador.

Parque Juan de Garay

Atrações em Santa Fé, Argentina

Este charmoso parque recreativo se encontra na interseção das ruas Paraguay e Salvador Caputto, ao sul da cidade. É o lugar preferido dos moradores de Santa Fé para divertir-se em família e passar dias rodeados pela natureza. Aqui encontrará floridos jardins, pérgulas, brinquedos para crianças e lagos. Durante os meses de verão se oferecem festivais de música, obras de teatro e exposições de arte. Para as crianças, a municipalidade de Santa Fé organiza atividades recreativas e teatro de marionetes.

Balneários de Santa Fé

Atrações em Santa Fé, Argentina

Clima cálido, águas cristalinas e muita diversão são a combinação ideal para umas perfeitas férias de verão. Com um dos melhores climas da Argentina, esta cidade é um verdadeiro ímã para aqueles que gostam do sol e das atividades aquáticas. A ampla oferta de balneários e diversão familiar não deixa ninguém de fora; venha e divirta-se nesta capital que brinda alternativas para toda a família e lugares exclusivos para crianças e adolescentes.

Nestes preciosos balneários, o turista poderá praticar esportes de praia e náuticos, enquanto as frescas águas da lagoa Setúbal e do rio Paraná, refrescam os calorosos dias de verão.

Museu de San Francisco

Atrações em Santa Fé, Argentina

O museu de São Francisco se localiza no centro histórico da cidade de Santa Fé e exibe os objetos mais significativos da história desta cidade. Encontra-se num edifício construído no ano de 1676 pelos indígenas que povoavam a área. O museu alberga uma grande coleção de esculturas, pinturas e peças de arte religiosa relacionadas com a fundação da antiga cidade.

Entre as imagens que guarda o museu, se destacam o Jesus de Nazaré doado pela rainha da Espanha em 1650 e a imagem da virgem imaculada que foi doada pela filha de Juan de Garay. Sobressai também a “Sala de los Constituyentes”, chamada assim porque abriga as figuras de gesso de tamanho natural dos personagens que participaram na fundação do congresso constituinte para a formação da República Argentina.

Museu Rosa Galisteo de Rodríguez

Atrações em Santa Fé, Argentina

Este interessante recinto de arte, nasce por iniciativa pessoal de um destacado morador de Santa Fé, o Dr. Martín Rodríguez Galisteo, quem em 1918, começou a construir o edifício que quatro anos mais tarde doaria ao estado sob duas condições: que seu destino fosse abrigar uma biblioteca e um museu, e que tivesse o nome de sua mãe. As obras escultóricas e pictóricas mais representativas da arte contemporânea argentina encontram-se neste belo edifício rosa, localizado na pitoresca parte sul da cidade.

O museu provincial de belas artes Rosa Galisteo de Rodriguez conta com mais de 2.500 obras: pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias e cerâmicas, que abarcam os momentos chave da arte argentina no século vinte.

Pesca Esportiva

Atrações em Santa Fé, Argentina

Santa Fé é um verdadeiro paraíso para os amantes da pesca esportiva; pescadores e aficionados de todas as partes do mundo e de todos os níveis ficam impressionados ao comprovar a abundante vida existente nas águas do caudaloso Rio Paraná, e se veem beneficiados pelas extensas costas, lagoas e numerosas ilhas da zona. Atreva-se a pescar espécies que incluem dourados, surubins e piapara entre outras.

Venha explorar estes paraísos naturais! Se não tem seu próprio equipamento de pesca, não se preocupe; existem diferentes lugares para alugar pequenas embarcações e varas de pescar. Santa Fé é sem dúvida alguma, o lugar indicado para a prática da pesca esportiva durante o ano inteiro.

Santa Fe: Mapa com lugares interessantes