Salvador, Brasil

Viagens em Salvador

Bem-vindo à Salvador

Desde os tempos coloniais, Salvador foi a porta de entrada de um dos países mais belos da América do Sul: o Brasil. A cidade de Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um dos lugares que melhor representa o espírito alegre tão próprio dos brasileiros. De raízes africanas e caráter extrovertido, é um porto com uma rica história e um ambiente dos melhores que há em todo o Brasil.

 

Fora do Brasil a cidade é conhecida como Salvador da Bahia, por ser a capital do estado homônimo, embora no Brasil seja mais popular chamá-la somente de Salvador. Antigamente a cidade era chamada de Bahia inclusive por seus habitantes. O estado da Bahia é o que possui maior influência africana, é terra de poetas e músicos, um lugar onde a identidade cultural do país se moldou.

 

É a terceira cidade mais populosa do Brasil e o encanto de sua cultura mestiça, assim como uma personalidade alegre, fazem de Salvador um destino fascinante. A "Capital da Alegria", como também é conhecida, deve sua fama à espetacularidade de seus festejos populares, à sua colorida arquitetura colonial, às suas tradições e às suas praias de águas mornas; acima de tudo, Salvador se destaca pelo caráter festivo que corre por suas veias.

História

Mercado Modelo, Salvador, Bahia

A princípios do século XVI, quando os primeiros portugueses chegaram à terra que depois seria chamada de Brasil, conceberam-na como uma ilha colossal banhada pelo Atlântico e separada do continente pelos rios Orinoco, Paraguai, Paraná e Rio da Prata. Foi assim que declararam como próprio todo o território compreendido dentro de ditas fronteiras naturais.

Centro Histórico, Salvador, Bahia

Em meados do mesmo século e por ordem expressa do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza, Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil, chegou à Bahia com três naus, duas caravelas e um bergantim. Deste modo, decidiram estabelecer o povoamento num espaço que, devido as suas condições geográficas, serviria perfeitamente de porto. Junto com o governador chegaram mil pessoas mais para povoar o local que determinariam como capital da colônia portuguesa.

Cidade Alta, Salvador, Bahia

Pelas condições geográficas do lugar, a cidade ficou dividida em dois segmentos. Na zona alta se concentrava a administração pública, o poder religioso e a maior parte da população; enquanto que na parte baixa se encontrava o mercado e as instalações portuárias. Com o transcurso dos anos, Salvador foi crescendo como porto marinho; se transformou num ponto crucial para a indústria açucareira e para o tráfico de escravos.

Pelourinho

Pelourinho, Salvador, Bahia

Pelourinho é a palavra portuguesa para designar o que em espanhol se chama "picota" (coluna de pedra), algumas vezes com ornamentos variados, que em outros tempos era erguida na entrada das cidades ou no centro das praças com a finalidade de castigar os condenados e exibi-los como um escarmento social. A zona que hoje em dia se denomina Pelourinho em Salvador, dentro do centro histórico, é onde se encontrava a coluna de pedra da cidade na época colonial e era utilizada para castigar os escravos.

Pelourinho, Salvador, Bahia

O Pelourinho, durante a colônia e até inícios do século passado, era o bairro que concentrava as melhores residências. O terreno foi escolhido devido a sua elevação íngreme: sua posição gera uma muralha natural que permite a defesa da cidade em caso de uma invasão. Também passou por anos de decadência que lhe dão mais colorido à sua história, visto que nos anos sessenta era zona de prostitutas e foco de delinquentes.

Centro Histórico Salvador, Bahia

A partir dos anos oitenta, quando foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, começou um intenso trabalho por recuperar a segurança, a beleza e o colorido barroco que até os dias de hoje se pode apreciar nas fachadas do bairro. O Pelourinho é a parte boêmia de Salvador, refúgio de artistas e músicos; uma visita a este lugar é uma estimulante viagem pelo passado e presente desta nação.

Salvador na atualidade

Bem-vindo à Salvador, Bahia

Salvador é uma cidade que no que se refere à arquitetura possui chamativos contrastes, desde construções coloniais barrocas, até modernos e altos edifícios. Ao mesmo tempo, é um centro religioso de muita importância, sendo o principal praticante do Candomblé. Salvador também é a capital da capoeira, arte marcial disfarçada de dança para que os escravos pudessem praticá-la sem ser reprimidos.

O que esperar quando se viaja a Salvador? Um destino completo que combina ofertas culturais, culinárias e até atividades de praia; é uma cidade muito bela, com uma cultura rica, uma população alegre e com colossais festejos populares, além de música, muita música!

leia mais sobre Salvador

Hotéis preferidos dos nossos clientes - Salvador

Salvador: Ver todos os hotéis
  • Te pode interessar

    City Tour Histórico

    City Tour Histórico

    Categoria:City Tours

    a partir de R$ 69 Por adulto, impostos ñao incluídos

Salvador: Atrações mais populares

Salvador: Ver todos os passeios