Querétaro, México

  • Férias - Querétaro

Atrações em Querétaro

 

Lista de Hotéis Familiares em Querétaro | Opções de Hotéis em Querétaro | Ofertas de Hotéis em Querétaro

Querétaro

Querétaro foi uma parte importante da história do México e preserva uma grande quantidade de lugares e monumentos de todos os tipos. Esta cidade tem muitas atrações culturais para oferecer, além da oportunidade para realizar diversas atividades rodeadas de uma beleza natural incomparável, como passeios pela cidade, incontáveis feiras e festas tradicionais ao longo do ano, visitas a balneários, a tradicionais povoados nas imediações da cidade, bem como às áreas arqueológicas. Em Querétaro, todos os dias encontrará algo novo a descobrir e para realizar.

Centro Histórico

Centro Histórico de QuerétaroO belíssimo centro histórico de Querétaro foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, devido à riqueza incomparável dos vários imóveis religiosos e civis, dos séculos XVII e XVIII.

Os seus impressionantes templos e conventos (vários deles são hoje em dia museus), magníficas casas, ruas tradicionais e ruelas em pedra, bem como bonitas praças e jardins, são um claro exemplo do que foi uma excepcional cidade colonial do México antigo. Caminhar por suas conservadas ruas e calçadas é como caminhar entre um patrimônio inigualável, tanto histórico como arquitetônico, que vai além de uma simples experiência de férias. Visitar Querétaro é entrar no passado da história do México.

Aqueduto

Aqueduto de QuerétaroLocalizado sobre a Boulevard Bernardo Quintana, o Aqueduto é símbolo e orgulho de Querétaro, e é considerada a obra urbana mais importante do século XVIII. Foi construído com o objetivo de canalizar a água para a cidade. A sua majestosa construção começou em 1726 e demorou nove anos para ser concluída. Apresenta 74 arcos 23 metros de altura máxima e um comprimento de 1.280 metros. Ele é feito em pedra-de-rosa e alvenaria na piscina de captação e nos arcos. Atualmente a água continua chegando à cidade através dele e é depositada em 10 fontes públicas, assim como 60 fontes privativas localizadas por toda a cidade.

Templo de La Santa Cruz

Templo de La Santa Cruz em QuerétaroO Templo e Convento de La Santa Cruz data do século XVII e foi construído no lugar onde se consumou a conquista de Querétaro. Atualmente, é uma das principais atrações deste lugar e, além de sua importância histórica, tem arbustos no seu jardim onde crescem inexplicavelmente espinhos em forma de cruz. O lugar oferece visitas guiadas onde poderá explorar o convento e uma área com pinturas da época, além da possibilidade de conhecer o quarto onde o imperador Maximiliano de Habsburgo dormiu a sua última noite, antes de ser fuzilado.

Catedral (Templo San Felipe Neri)

Catedral de QuerétaroA ilustre catedral de Querétaro, construída com tezontle (tipo de pedra vulcânica) vermelho em um impressionante estilo, marca a transição do estilo Barroco ao Neoclássico. No século XIX, no final da sua construção, Don Miguel Hidalgo e Costilla realizou a sua primeira missa. Em 1921, o Templo de San Felipe Neri foi promovido a catedral pelo Papa Bento XV. É bastante comum, hoje em dia, que turistas confundam o chamativo Templo de San Francisco, localizado em frente ao Jardim Zenea, com a catedral de Querétaro.

Templo de Santa Clara

Templo de Santa Clara en QuerétaroO Real Convento de Santa Clara de Jesus foi construído com a finalidade de proporcionar um recinto à vocação da neta do fundador de Querétaro. Do lado de fora, esta joia da arquitetura barroca, que já esteve parcialmente demolida, parece um templo no centro da cidade. Quando entra, é verdadeiramente espetacular: o interior é de pequenas dimensões e ressalta o esplendor dos altares de pedra, assim como o ouro que cobre todas as paredes da estrutura, além dos efeitos dramáticos que formam os chamados retábulos, com linhas ondulantes e formas exuberantes.

Templo de Santa Rosa de Viterbo

Templo de Santa Rosa de ViterboEste magnífico templo construído com importantes influências árabes é considerado o mais exuberante e original exemplo do barroco de Querétaro. Entre os seus atrativos destacam-se a sua incomum decoração externa, as suas pilastras esculturadas em várias formas, máscaras com gestos burlescos, a sua torre com teto em forma de bico e as portas talhadas. No interior, os altares e as decorações são únicas. O seu claustro, fonte e escadaria são detalhes que não pode deixar de admirar. A construção do Templo Santa Rosa de Viterbo foi concluída em 1752. Definitivamente, uma maravilha arquitetônica única em seu estilo.

Museu de Arte de Querétaro (Antigo Convento de San Agustín)

Museu de Arte de QuerétaroFundado em 1728, o Templo e Antigo Convento de San Agustín é uma das obras mais admirada, construída por ordem de San Agustín na Nova Espanha durante o esplendor barroco do século XVIII e constitui um dos exemplares mais representativos do barroco na América Latina. Desde 1988 é a sede do Museu de Arte de Querétaro, onde são expostas pinturas e esculturas dos séculos XVII ao XX, que mostram diferentes escolas nacionais e europeias. A sala de exposições temporárias está aberta para as mais recentes tendências de artes plásticas.

Museu da Cidade

Museu da Cidade em QuerétaroEsta construção de 1771 está localizada dentro do antigo Convento de Freiras Capuchinhas de San José de Gracia e foi utilizada como quartel durante a aplicação das leis da Reforma de 1861. Esta casa de arte conta com diferentes manifestações culturais que permitem apreciar a história de Querétaro, transportando os seus visitantes através do tempo. As salas de exposições mostram as constantes tendências de arte e cultura contemporânea.

 

Teatro da República

Teatro da República em QuerétaroApesar de ser um edifício modesto e não chamar a atenção dos transeuntes, o Teatro da República é uma visita obrigatória para todos aqueles amantes da história. É, atualmente, considerado um monumento nacional de grande transcendência no México, pois foi o lugar onde cantaram pela primeira vez o Hino Nacional Mexicano, em 1854. Foi aqui que em 1867 condenaram à morte o Arquiduque Maximiliano de Habsburgo e os seus generais, e onde foi promulgada a Constituição Política do país em 5 de fevereiro de 1917.

Casarões em Querétaro

Casonas en QuerétaroParte da excelente infraestrutura da Querétaro colonial são os numerosos e majestosos casarões que estão em diferentes pontos da cidade. Atualmente todos são luxuosos hotéis, escritórios do governo, museus ou restaurantes. Não deixe de visitar a Casa de la Marquesa, uma joia do barroco em Querétaro; a Casa de la Zacatecana e seu passado tétrico; a Casa de Don Bartolo, mais conhecida como a casa dos espantos; a Casa de Ecala, um dos edifícios mais bonitos da cidade; e a Casa dos Cinco Pátios, lugar onde hospedaram grandes personalidades do México antigo.

Colina das Campanas

Colina das Campanas emQuerétaroEste lugar de grande importância histórica foi o cenário da luta entre a República e o Império Espanhol, quando, respeitando as ordens do Tribunal de Guerra, o imperador Maximiliano de Habsburgo e os seus generais Miguel Miramón e Tomás Mejía foram fuzilados, selando assim o triunfo da República, determinando a soberania do México. Aqui encontrará aberta ao público a capela comemorativa do fuzilamento de Maximiliano da Áustria, construída em 1901 pelo governo austríaco. Em 1967, o governo mexicano ergueu uma estátua do presidente Benito Juárez no topo da colina

Zona Arqueológica El Cerrito

Zona Arqueológica El Cerrito em QuerétaroEstá localizada a sete quilômetros do centro de Querétaro. É um povoado pré-hispânico com influência de Teotihuacan, sendo que o seu nome vem da principal estrutura, parecida com uma grande base piramidal e que de longe parece uma colina. Também é conhecida entre os seus moradores como a Pirâmide de El Pueblito.

Passeios pela Cidade de Querétaro

Passeios pela Cidade de QuerétaroEm Querétaro poderá aproveitar uma série de passeios pelo centro histórico e pelo resto da cidade. Se realmente desejar conhecer de perto os edifícios, casas e praças do centro histórico, não há melhor maneira que os percursos a pé, onde existem três tipos: percursos de lenda a pé, onde os guias vestidos com a clássica roupa da época protagonizam feitos históricos, lendas e mitos do México antigo; as caminhadas que percorrem os lugares mais importantes do centro histórico; e o passeio a pé com áudio guia, onde o turista recebe uma espécie de telefone portátil que oferece informação sobre os lugares e monumentos, em vários idiomas.

Além disso, há passeios em bonde para admirar em toda sua magnitude a beleza da cidade, com guias profissionais que explicam alguns acontecimentos históricos e lendas do passado de Querétaro.

Feiras e Festas Tradicionais em Querétaro

  • Feira Internacional Querétaro (exposição de animais durante o mês de Setembro)
  • Feira Nacional do Queijo e do Vinho (na região de Tequisquiapan no mês de Maio)
  • Festas Pátrias de Setembro
  • Festas de Semana Santa
  • Festa da Santíssima Cruz dos Milagres (no mês de setembro, apresenta centenas de dançarinos concheros chichimecas)
  • Festas da Coroação (no Santuário da Virgem de El Pueblito no mês de Fevereiro)
  • Cavalgada de Querétaro (passeio entre os dias 19 e 23 de julho que parte do coração da Serra Gorda até chegar à cidade de Querétaro, cujo principal objetivo é reviver, com os participantes, a experiência da luta contra o Segundo Império Mexicano)

 

Villa de San Sebastián Bernal

San Sebastían BernalPela rodovia Querétaro-Bernal, a vários quilômetros antes de chegar ao Pueblo Mágico da Villa de San Sebastián Bernal, mais conhecido como simplesmente Bernal, observa-se o imponente e terceiro maior monólito do planeta, com seus 350 metros de altura: Peña de Bernal. Este povoado tradicional com ruas coloniais de pedra, bonitas construções antigas e de uma beleza admirável, está a apenas 54 quilômetros da capital.

O lugar oferece ao visitante várias atrações: Peña de Bernal, o principal atrativo, ideal para a escalada e rapel; percursos a pé para conhecer de perto os seus templos e capelas do século XVII ao XIX; e o moderno mercado artesanal e gastronômico, famoso por suas deliciosas gorditas de maíz quebrado (feitos com uma massa que mistura as farinhas de trigo e de milho e que são tostadas em uma prancha para depois serem recheadas com deliciosos ensopados, como os de carne, batatas, frango, entre outros).

Tequisquiapan

TequisquiapanTequisquiapan é uma pequena e pitoresca população a apenas 58 quilômetros ao sudeste de Santiago de Querétaro, fundada há mais de quatro séculos. Tequis, como é conhecida, é um lugar puramente turístico que oferece bons hotéis e uma grande seleção de restaurantes, parques aquáticos atrativos, bem como balneários de águas termais.

Ao redor da Plaza Miguel Hidalgo, cercada por arcos de pedra e onde a imagem colonial é predominante, está localizado o Templo Santa Maria de Assunção, com dezenas de barracas e lojas pitorescas, onde é possível adquirir uma infinidade de artesanatos religiosos.

Fazendas de Produção de Vinho em Querétaro

Fazendas de Produção de Vinho em QuerétaroDevido às características geoclimáticas, assim como um clima temperado e semi-seco, Querétaro oferece aos amantes de vinho duas magníficas fazendas de produção vinícola para degustar excelentes vinhos puramente mexicanos: Adega Freixenet e Viñedo La Redonda. Ambos os lugares oferecem diariamente interessantes passeios por suas instalações e estão localizadas ao sudeste do povoado de Bernal, a menos de uma hora pela rodovia de Querétaro.

Hotéis preferidos dos nossos clientes - Querétaro

Querétaro: Ver todos os hotéis

Querétaro: Atrações mais populares

Querétaro: Ver todos os passeios