Porto Alegre, Brasil

Atrações em Porto Alegre

Atrações em  Porto Alegre

A zona metropolitana de Porto Alegre localiza-se sobre uma planície coroada por algumas colinas que quase não se percebem por sua pouca altitude. Sua parte ocidental é ocupada por completo pelo Guaíba – que em realidade é um lago – o que embeleza o horizonte com uma vasta extensão de água que cada tarde oferece fabulosos reflexos do pôr do sol. Se pudéssemos ver a cidade de Porto Alegre do céu, a imagem nos confirmaria a qualificação atinada das autoridades ambientalistas brasileiras que a catalogaram como uma das capitais mais arborizadas de todo o país, já que é possível observar-se áreas verdes magnificamente distribuídas por toda a capital gaúcha.

 

Por ser uma cidade industrial, culta e ecoturística, as principais atrações em Porto Alegre poderiam dividir-se basicamente nas seguintes cinco categorias: a beleza e o requinte dos edifícios do centro histórico, sendo estes as mais antigas testemunhas da evolução desta metrópole, e as modernas sedes das principais representações governamentais e importantes instituições financeiras; as tradicionais ruas de Porto Alegre, artérias onde se concentram o motor econômico e turístico da capital do Rio Grande do Sul; as margens do generoso Rio Guaíba, sustento fluvial que propiciou o estabelecimento desta cidade há quase três séculos e que agora serve como um concorrido lugar de lazer; os parques e áreas arborizadas que caracterizam a importância que tem para esta cidade o cuidado do seu meio ambiente; e por último, os museus e centros culturais que mantêm vivo o orgulho dos gaúchos por esta cidade.

Centro Histórico de Porto Alegre

Centro Histórico Porto AlegreA modernidade e a história estão espalhadas por todas as partes do centro histórico de Porto Alegre. As reminiscências da colonização portuguesa ainda estão presentes nas belas fachadas das inúmeras construções civis e templos religiosos que com o passar do tempo ficaram rodeados por edifícios altos que exibem sua deslumbrante arquitetura moderna, revestida de cristal e marcos metálicos, característica da última metade do século vinte.

Quando for a Porto Alegre não pode deixar de visitar a Praça da Matriz, uma esplanada no centro histórico onde se encontra o edifício mais antigo da cidade, chamado de Casa da Junta. Aqui nasceu Porto Alegre e é onde ainda encontram-se representados os valores essenciais do estado, onde a fé dos católicos é simbolizada com a presença de sua bela catedral; o estado é representado pelo moderno Palácio Farroupilha; as artes com o Palácio São Pedro, e o governo do Rio Grande do Sul com o pitoresco Palácio Piratini, estes dois últimos são verdadeiras joias da arquitetura neoclássica dos finais do século XIX e princípios do século XX, respectivamente.

Andando pelo centro da cidade, você não pode deixar de admirar o antigo edifício da prefeitura – conhecido como Paço Municipal ou Prefeitura Velha – assim como o Largo dos Açorianos, uma extensa área verde localizada aos pés do moderno edifício do Centro Administrativo do Rio Grande do Sul. Neste lugar há um enorme monumento de estilo modernista que presta homenagem aos primeiros casais trazidos das Ilhas Açores no século XVIII para povoar esta cidade com tradições portuguesas.

Rua da Praia: Eixo Comercial e Turístico

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Ao realizar um agradável percurso turístico por Porto Alegre, lhe sugerimos caminhar do centro da cidade em direção oeste, para finalmente encontrar-se frente a frente com a imensidão do Rio Guaíba. É muito recomendável seguir a rota traçada pela histórica Rua da Praia, que é uma via cheia de folclore urbano - tão antiga como a própria cidade. O nome oficial desta rua é Rua dos Andradas. Desde o princípio esta rua têm sido um movimentado núcleo comercial e turístico de Porto Alegre, sempre repleta de atrações, cafeterias, restaurantes e lojas de todo tipo, onde moradores e visitantes dedicam várias horas para olhar, comprar e socializar sem nenhuma pressão de tempo.

Quando caminhe pela Rua da Praia se deparará com a magnífica Praça da Alfândega, rodeada por importantes centros culturais e edifícios históricos, assim como com a bela Igreja Nossa Senhora das Dores, uma linda estrutura que existe desde o surgimento da cidade. Sobre esta rua também ficam localizados o Museu do Trabalho e a Casa da Cultura Mario Quintana, importantes bancos, bolsas de valores, alguns dos hotéis mais tradicionais de Porto Alegre e vários comércios que vão de pequenas boutiques até um grande centro comercial chamado Rua da Praia Shopping. Este último reúne uma boa quantidade de boutiques e lojas departamentais que satisfazem a tentação dos compradores mais exigentes.

Os Encantos do Rio Guaíba

Rio Guaiba, Porto Alegre

À medida que nos aproximamos ao Rio Guaíba, uma das principais atrações da cidade, percebemos que as suas margens oferecem muitos espaços para os amantes da natureza, do esporte, da cultura, além dos preciosos entardeceres. Alguns parques na beira do rio brindam a oportunidade de se fazer exercício, caminhadas ou simplesmente o prazer de passear tranquilamente. As tardes românticas de Porto Alegre ganham um brilho especial quando o sol se põe, e bem antes que se oculte no horizonte parece até fusionar-se entre o rio e o céu, tingindo ambos de um tom laranja incandescente.

No Rio Guaíba há inúmeras opções de passeios de barco. Pode-se fazer uma tranquila travessia durante as manhãs ou às tardes com alguns dos serviços que podem ser contratados no Cais do Porto. O trajeto avança pelo delta do Jacuí e pelos canais que se abrem entre o arquipélago composto pela corrente de cinco rios que confluem neste grande conjunto hidrográfico.

Às margens do Rio Guaíba encontra-se a Usina do Gasômetro, um admirável e inconfundível centro cultural, assim como os antigos armazéns que compõem o Cais do Porto, o qual foi de importantíssima transcendência comercial para esta cidade. Tanto a Usina do Gasômetro como o Cais do Porto são dois grandes símbolos da capital rio-grandense e principais protagonistas dos cartões postais de Porto Alegre com fotos tomadas do Rio Guaíba.

Parque e Áreas de Recreação

Parques e áreas de recreação, Porto Alegre

Em frente ao Rio Guaíba encontram-se os parques Maurício Sirotsky Sobrinho (também conhecido como Parque da Harmonia) e o Parque Marina do Brasil, além do impressionante estádio de futebol Beira-Rio. No Parque da Harmonia há uma réplica de uma tradicional fazenda gaúcha onde se realizam rodeios, assim como apresentações folclóricas e da cultura desta região pampeira. O Parque Marina do Brasil tem uma fantástica vista do Rio Guaíba e é um espaço valorizado pelos esportistas, já que conta com várias quadras de tênis, futebol, pista de patinagem, velódromo e muitas outras possibilidades para a prática de atividades ao ar livre com incríveis vistas. O estádio Beira-Rio é um símbolo do esporte local e nacional, e certamente será uma das atrações mais visitadas de Porto Alegre durante os próximos anos, já que é uma das sedes escolhidas para os jogos de futebol da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Parque da Redenção, Porto Alegre

O Parque Farroupilha, também chamado de Parque Redenção, e o Parque Moinhos de Vento, também conhecido como Parcão, são outros dois pulmões que abastecem a zona metropolitana de Porto Alegre com áreas verdes, amplos espaços recreativos para crianças, adultos, famílias e casais. Dentro de suas áreas verdes há uma coleção de monumentos e memoriais dedicados aos heróis locais e nacionais, assim como a todos os soldados brasileiros que foram à Segunda Guerra Mundial. Também encontramos várias opções de diversão, gastronomia e até compras, já que todos os domingos se montam barracas que oferecem objetos com preços econômicos no Brique da Redenção (uma tradicional feira que teve início em 1982).

Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre

O Parque Moinhos de Vento é um verdadeiro paraíso infantil pela quantidade de atividades e instalações que são especialmente destinadas para o entretenimento e a aprendizagem das crianças (embora na maioria das vezes sejam os adultos os que mais se divertem). Dentro do parque há uma enorme biblioteca, jogos infantis, um belo lago artificial onde habitam peixes, tartarugas e patos, e também uma réplica de um moinho de vento típico das Ilhas Açores, assim como amplas áreas verdes.

Centros Culturais

Centros  Culturais em Porto Alegre

A Usina do Gasômetro, que está voltada para o Rio Guaíba, antigamente era uma planta de geração de energia. A beleza de seu edifício principal e sua extraordinária localização perto do centro histórico de Porto Alegre foram fortes motivos para que os habitantes reclamassem pelo seu fechamento e solicitassem sua reabertura, porém com objetivos mais enfocados à sociedade, relacionados à cultura e ao entretenimento. Além de ser um dos melhores pontos para a observação do pôr do sol, a Usina do Gasômetro é agora um concorrido centro cultural de Porto Alegre onde constantemente se apresentam obras de teatro e exposições de artes plásticas e literatura, entre muitas outras manifestações artísticas.

A Praça da Alfândega possui uma concentração extraordinária de espaços de expressão cultural em Porto Alegre. A praça em si é um importante centro de intercâmbio, já que anualmente é a sede da Feira do Livro de Porto Alegre, um dos maiores eventos culturais da América do Sul. Está rodeada pelo Centro Cultural Santander, pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e pelo antigo edifício dos Correios e Telégrafos, o qual aloja o Memorial do Rio Grande do Sul, um acervo de obras artísticas e documentos históricos alusivos à arraigada cultura gaúcha, que é o orgulho do estado.

No MARGS e no Centro Cultural Santander encontram-se exposições permanentes de pintura e escultura, assim como mostras temporais de obras de artistas locais, nacionais e internacionais. Ambas as construções são joias da arquitetura neoclássica, e ambas as galerias satisfazem por igual o gosto dos apreciadores da arte. Estes edifícios, assim como o conjunto da Praça da Alfândega em geral, são o coração de toda a atividade na cidade a cada dois anos, quando a Bienal do Mercosul chega ao Brasil exibindo o melhor da arte contemporânea do continente sul-americano.

Hotéis preferidos dos nossos clientes - Porto Alegre

Porto Alegre: Ver todos os hotéis

Porto Alegre: Mapa com lugares interessantes