Mérida, México

  • Férias - Mérida

Atrações em Mérida

 

Centro Histórico

Centro Histórico de MéridaO centro histórico da cidade, com suas ruas de pedras, seus edifícios da época da Colônia, seus museus, restaurantes e cafeterias com vista para o Zócalo e para a Catedral, constitui em si mesmo uma atração para o visitante que quer relaxar por um dia e aproveitar uma tarde tranquila sem preocupações. Um passeio em bugg ou um tour completo pela cidade no Turibus, são atividades altamente recomendáveis para conhecer um pouco mais da Cidade Branca.

A Catedral

Catedral de MéridaEm Mérida, como qualquer cidade que surgiu na época da Colônia, se pode apreciar uma bonita igreja principal no centro histórico, bem em frente a Plaza Grande. A Catedral de Mérida combina vários estilos em sua arquitetura, já que a fachada é renascentista e os detalhes são barrocos, enquanto as torres e o interior da mesma contam com um estilo mourisco. Sua edificação começou em 1561 por ordem do Rei Felipe II e foi concluída em 1598. A maquinaria do grande relógio que exibe foi construída em Londres em 1731 e se manteve funcionando até o ano de 1871, quando marcou a hora pela última vez.

Casa de Montejo

Casa de Montejo em MéridaMesmo que construída há mais de 450 anos, a bonita fachada desta casa se conserva magnificamente até hoje. O estilo de sua ornamentação é a amostra perfeita do usado pelos ourives espanhóis no século XVI, motivo pelo qual este edifício foi considerado a joia mais valiosa da arte “plateresco” do país. Esta magnífica propriedade foi moradia do fundador de Mérida e de seus descendentes até 1832, e por isso ostenta orgulhosa o escudo das armas de Montejo, entre muitas outras figuras talhadas em pedra que enaltecem suas sancas, colunas e varandas.

Passeio de Montejo

Passeio de Montejo em MéridaConstruído em homenagem ao fundador de Mérida Francisco de Montejo, este bonito passeio reúne as mais belas construções de toda Mérida. Foi incorporado ao traço urbano da cidade no século XIX, quando o presidente Porfirio Díaz colocou em moda a arquitetura afrancesada como parte das festas pelo Centenário da Independência. O anterior se reflete nas muito bem conservadas mansões que estão ao longo deste percurso, muitas das quais são escritórios governamentais ou privados, museus, sofisticados locais comerciais ou originais casas noturnas.

Mérida no Domingo

Mérida nos DomingosTodos os domingos, desde muito cedo, as ruas principais do centro da cidade ficam fechadas para o acesso de carros e ônibus para permitir o livre trânsito dos visitantes. Entre a Plaza Grande e o Parque de la Madre se colocam pequenas barracas de comida, roupa, artesanatos, brinquedos e uma infinidade de curiosidades. Também conta com a biciruta (espaço de convivência para andar de bicicleta, fazer caminhadas)para que se conheça de maneira divertida as atrações em Mérida mais representativas. Sem dúvida, um evento semanal que permitirá familiarizar ainda mais com a cultura yucateca.

Centro Cultural Olimpo

Centro Cultural OlimpoO centro Cultura Olimpo conta com interessantes exposições culturais, mas sem dúvida, sua atração principal é o Planetário, mesmo que leva o nome do distinto astrônomo yucateco Dr. Arcadio Poveda, que foi em 1956 o primeiro astrônomo mexicano com formação acadêmica. O Planetário conta com um sofisticado sistema de projeção e som envolvente, fazendo com que o espectador aproveite uma fascinante viagem virtual através dos cosmos, enquanto aprende sobre a formação do universo.

Universidade Autônoma de Yucatán

Universidade Autônoma de YucatánO edifício central da Univerdade Autônoma de Yucatán abriga os escritórios administrativos e a biblioteca principal da mais alta sede de aprendizado do estado. Está em uma bela construção que se diferencia por contar com um bonito pátio, arcos decorativos nos corredores e seu próprio teatro. É a passagem constante de alunos e frequentemente escolhido para realizar pequenos eventos acadêmicos.

Teatros

Teatro Peón ContrerasOs teatros da cidade de Mérida são verdadeiras joias arquitetônicas. O Teatro Peón Contreras, por exemplo, é um bonito edifício de estilo neoclássico francês que foi inaugurado em 1908. O Teatro Daniel Ayala, por sua vez, foi construído no Século XVII, e graças a seu título de “Teatro Principal”, recebeu as melhores companhias de comédia, revistas e zarzuelas (estilo de música teatral) provenientes da Cidade do México e La Habana durante muitos anos. Outro bonito lugar que vale a pena conhecer é o Teatro Armando Manzanero, antes o Cinema Mérida.

Palácio Cantón

Palácio Cantón Inaugurado no século XX, esta bela casa de arquitetura afrancesada serviu como moradia de Francisco Cantón Rosa e sua família. Cantón foi o gorvenador de Yucatán de 1898 a 1902 e se destacou pela sua participação na Guerra de Castas contra os rebeldes maias, além de ter sido um importante empresário de henequén e ferroviário. Atualmente, este edifício é o Museu Arqueológico e Histórico de Yucatán. Nele são exibidas algumas peças da cultura maia e alguns artigos originários da época colonial.

Quinta Montes Molina

Quinta Montes MolinaEsta imponente mansão foi erguida durante o Porfiriato e é um símbolo do desenvolvimento yucateco, graças a exportação de henequén nos princípios do século XX. Sendo a única casa de seu tipo conservada em seu estado original e aberta ao público, a Quinta Montes Molina geralmente é a sede dos eventos sociais mais exclusivos de Mérida. Também é um museu decorado com móveis europeus e luxuosos adornos para recriar o estilo de vida dos ricos yucatecos da época.

Eremita de Santa Isabel

Eremita de Santa IsabelEdifício eclesiástico erguido por ordem de Gaspar González de Ledezma durante o período no qual se pensava em construir uma igreja que garantisse a salvação das almas. Pela sua localização, também foi conhecida como A Eremita de Nossa Senhora da Boa Viagem, já que está localizada no antigo caminho real para Campeche. Está ao lado de um pitoresco parque em um dos bairros mais tradicionais de Mérida.

Grande Museu do Mundo Maia

Grande Museu do Mundo MaiaEste museu foi inaugurado no marco do fim do calendário maia de 21 de dezembro de 2012. Sua arquitetura é uma representação da árvore da ceiba, considerado sagrado por esta milenária cultura mesoamericana. Tem uma sala a respeito da vida yucateca e outra que conta a história do meteorito de Chicxulub que acabou com os dinossauros, além de espaços interativos para conhecer a história do estado de forma mais dinâmica.

Outros Museus

Museus em MéridaMérida é orgulhosa casa de vários museus onde é reconstruída a história da cidade e do estado. O Museu de Arte Popular conta com exposições sobre a arte e os costumes maias, além de amostras da arte popular do estado. Também está o Museu da Cidade, lugar onde são exibidas peças pré-colombianas, coloniais, da independência e seus anos posteriores, assim como a época do auge do henequén e da revolução. O Museu M.A.C.A.Y (Museu de Arte Contemporânea Ateneo de Yucatán) tem exposições permanentes de História da Arte, Bordado Yucateco “Maya Chuy”, Prata Mexicana, Três Expressões de Arte Contemporânea e História do Edifício, entre outras. Além disso, são realizados em seu interior eventos culturais e exposições temporárias de artes plásticas.

Turibus

Turibus MéridaUm fantástico passeio neste peculiar ônibus de dois andares pode fazer que sua estadia em Mérida seja inesquecível, já que transita confortavelmente pelas principais atrações da cidade e compartilha durante o trajeto uma magnífica explicação do significado histórico, arquitetônico e religioso de cada um dos importantes pontos que são parte de sua rota. Tendo contratado o Turibus, durante todo um dia pode-se embarcar várias vezes, sempre que seja nas paradas estabelecidas, o que é muito recomendável para conhecer as belezas da bonita Cidade Branca.

Parque do Centenário

Parque do Centenário de MéridaÉ um dos lugares com mais tradição na cidade de Mérida. Aqui é onde crianças e adultos podem entrar em contato com belas espécies de animais, se divertir nos jogos mecânicos ou subir em uma balsa para andar tranquilamente pela lagoa artificial. Uma visita ao Parque do Centenário, no entanto, não está completa sem um passeio pelo “trenecito”, composto por vários vagões sem teto, o mesmo que faz um passeio por toda a extensão do parque, e cujo trecho mais emocionante é um túnel escuro.

Parque das Américas

Parque ddas Américas MéridaO Parque das Américas está subdividido em quatro: a primeira seção está composta por uma enorme fonte com serpentes de pedra que representam Kukulkán; a segunda, por uma concha acústica e uma esplanada na qual acontecem eventos culturais; a terceira, por jogos infantis e uma área para aluguel de patins e bicicletas; e a quarta, por uma construção em forma de cabana maia onde se expõem murais sobre o continente americano e retratos de figuras famosas de vários países do continente.

Em cada uma das seções se apreciam colunas com nomes e símbolos que representam os países que compõem a América Latina, do mesmo modo que se encontram bancos de leitura que são abrigados pela sombra das grandes árvores.


Porto Progreso

Porto Progreso YucatánLocalizado a 36 quilômetros ao norte de Mérida, Progresso é uma cidade pequena em pleno auge econômico. Seu porto tornou-se o principal acesso marítimo à Península de Yucatán e um dos mais relevantes do Golfo do México. É o lugar predileto dos moradores de Mérida durante as férias de primavera e verão, além de ser cada vez mais frequentado por cruzeiros com passageiros internacionais. Seu calçadão, a deliciosa gastronomia com ingredientes do mar e a tranquilidade que ainda conserva, faz de Progresso uma boa alternativa para aproveitar o calor das terras maias.

Dzibilchaltún

DzibilchaltúnEste antigo povoado está localizado a 10 minutos de Mérida, perto da entrada à Universidade del Mayab. Entre suas construções destaca-se o Templo das Sete Bonecas, chamado assim pela oferenda com pequenas figuras humana ali encontrada, e muito famosa pela paisagem que oferece durante os equinócios de primavera e outono. O lugar também conta com o Museu do Povo Maia, onde é mostrado o estilo de vida dos maias antigos e alguns costumes ainda vigentes nas comunidades rurais do estado de Yucatán. O cenote Xlacha, com lírios e profundo em seu centro, é outro lugar que você não pode perder nesta zona arqueológica.

Uxmal

UxmalA arquitetura desta antiga cidade maia é destacada pelos seus frisos e arcos de incomparável beleza. Possui imponentes edifícios, como a Pirâmide do Divino, o Palácio do Governador e a Casa das Tartarugas. Localizada na Ruta Puuc, esta zona arqueológica oferece, ao cair da noite, um espetáculo de luz e som que ocorre no Quadrilátero das Freiras.

Izamal

Izamal YucatánIzamal ressalta pelos seus arcos, fachadas e uma cor amarela que fica gravada na memória de seus visitantes. As bonitas construções distribuídas nesta tranquila população são muito peculiares e se distinguem imediatamente pelo seu estilo do resto dos povos coloniais da Península de Yucatán. O Ex Convento de Santo Antônio de Pádua, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Izamal, se caracteriza por ter o segundo maior pátio do mundo, ficando atrás apenas do localizado no Vaticano. Além disso, foi sede da visita do Papa Juan Pablo II.

Sotuta de Peón

Fazenda Sotuta de PeónEsta fazenda, ainda em funcionamento, oferece a seus visitantes a oportunidade de entrar em contato direto com a história, a natureza e com os processos de industrialização do henequén, que deram riqueza à Yucatán nos séculos passados. É possível passear pelos espetaculares edifícios antigos, percorrer toda a propriedade em um pequeno carro sobre trilhos chamado “truck” puxado por mulas e nadar em um fantástico cenote que se encontra dentro de uma caverna.

Grutas de Loltún

Grutas de LoltúnAs Grutas de Loltún, localizadas a 110 quilômetros ao sudeste de Mérida, possuem evidência de povoamento na Península de Yucatán desde os tempos primitivos. Também foram encontrados restos de mamutes e outros animais já extintos, demonstrando que anteriormente predominava o clima frio na região. Atualmente, conta com 2 quilômetros abertos ao público para fazer um tour guiado e apreciar as majestosas formações rochosas que surpreendem os visitantes.

Celestún

Celestún YucatánEste pequeno povoado segue sendo um porto de pescadores de ambiente tranquilo. Nomeado Reserva da Biosfera por sua riqueza natural, Celestún mostra a seus visitantes uma paisagem exuberante composta por manguezais, olhos d’água, um bosque petrificado e um rancho com coqueiros. O principal atrativo são os flamingos rosa que passeiam em bandos ao longo da costa. Possui também espetaculares praias semi virgens de ondas tranquilas e bonita tonalidade cor verde esmeralda.

Cenotes de Cuzamá

Cenotes de CuzamáEste lugar localizado a 40 quilômetros de Mérida é um circuito formado por três cenotes. A primeira parada é no cenote Chelentún, que se encontra semiaberto e perfeitamente iluminado, além de ser o mais seguro para nadar. O próximo do itinerário é o cenote Chak-Zinik-Ché, mais profundo que o primeiro e com raízes de árvores que oferecem um toque único. O último é o cenote Bolom-Chojol, o qual está praticamente fechado e apenas é iluminado por pequenas entradas de luz natural. É ideal para os aventureiros porque para entrar na água é necessário dar um mergulho.

Para chegar aos três cenotes é necessário pegar o “truck”, uma espécie de vagão rústico puxado por cavalos. Este meio de transporte se move sobre umas vias similares ao trem e te permite apreciar a exuberante paisagem da selva tropical durante o trajeto.

Hotéis preferidos dos nossos clientes - Mérida

Mérida: Ver todos os hotéis

Mérida: Atrações mais populares

Mérida: Ver todos os passeios