Manaus, Brasil

Viagens em Manaus

Bem-vindo a Manaus

Manaus, a maior cidade da região norte do Brasil, é a capital do Amazonas, o maior de todos os estados brasileiros em extensão. Esta cidade pode orgulhar-se por ser o portão de entrada à Floresta Amazônica - a maior reserva ecológica do planeta. De igual forma, Manaus também tem grande relevância no setor mineiro, petroleiro e é um importante produtor de gás natural.

Descrição

Bem-vindo a Manaus

Manaus é uma cidade marcada pela miscigenação e influências culturais européias, pois viveu e cresceu com a herança política, econômica e cultural por parte dos portugueses, espanhóis e franceses.

A sua população é muito diversificada e podemos encontrar nela os pardos (caboclos, mulatos e cafuzos); os brancos, indígenas, negros e amarelos, principalmente japoneses, árabes e judeus.

Nesta incrível cidade a história e a modernidade convivem em harmonia. Apesar de todo o crescimento este belo lugar conserva o seu encanto, e toda a beleza natural que se encontra em seus arredores é um fator primordial que atrai turistas de todos os cantos do mundo.

Manaus nos dias Atuais

Bem-vindo a Manaus

Manaus é um dos maiores centros industriais do Brasil, destacando-se a área dos transportes e comunicações. A energia proveniente do gás natural da região possibilita que algumas áreas se dediquem à exportação.

Esta interessante cidade tem passado por uma grande evolução ao longo dos anos. Conta com uma grande infraestrutura urbana que lhe dá uma imagem moderna com suas avenidas e viadutos.

Outro ponto forte de Manaus é o seu desenvolvimento turístico que tem tido um crescimento vertiginoso graças à exuberância de seu entorno e ao seu crescimento econômico. Aqui fica o maior Jardim Botânico do mundo, o Adolpho Ducke. A cidade está preparada para receber turistas em busca de lazer ou os que viajam a negócios.

Breve História

Bem-vindo a Manaus

A origem do nome “Manaus” vem da tribo dos Manaós que habitava a região desde a época da colonização e significa “Mãe de Deus”.

Com o auge do ciclo da borracha a cidade passou por um enorme crescimento demográfico com a vinda de migrantes na sua maioria nordestinos e também imigrantes estrangeiros. A importância desta fase teve enorme contribuição para o enriquecimento de Manaus. Foi uma época de luxo, em que as famílias abastadas mandavam seus filhos estudar na Europa e os prédios locais eram construídos com materiais exclusivamente europeus, em estilos art nouveau e neoclássico, dentre os quais se sobressaem: o famoso Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o prédio da Alfândega e o Palácio da Justiça, que até hoje são destaques na arquitetura local.

Bem-vindo a Manaus

Após o declínio da borracha a solução encontrada para dar continuidade ao desenvolvimento da região foi a criação da Zona Franca de Manaus em 1967. Durante muitos anos a Zona Franca de Manaus fez a alegria de milhares de brasileiros que podiam adquirir artigos importados com isenção ou redução de impostos. Ainda hoje, a Zona Franca de Manaus é a principal fonte de renda do estado.

Hidrografia

Bem-vindo a Manaus

Os rios que passam por Manaus são o Negro e o Solimões, e ao se encontrarem, formam o grande rio Amazonas, o maior rio do mundo tanto em extensão como em volume d’água.

Um fenômeno muito bonito e impressionante de se observar é o encontro das águas entre os rios Solimões e Negro. Devido à diferença de densidade, volume e velocidade entre os dois rios, eles correm lado a lado sem se misturar. Hotéis e agências de viagens promovem passeios em lancha diariamente ao Encontro das Águas, onde você poderá observar hotéis flutuantes, e terá também a oportunidade de caminhar pelas trilhas da floresta, visitar lagoas e inclusive comprar artesanato dos habitantes locais.

leia mais sobre Manaus

Hotéis preferidos dos nossos clientes - Manaus

Manaus: Ver todos os hotéis

Manaus: Atrações mais populares

Manaus: Ver todos os passeios

Manaus: Mapa com lugares interessantes