Principais Atrações do Centro do Rio de Janeiro

Autor:
Livia Borrelli

Tumulto em meio a um aglomerado de edifícios históricos ou construções espetaculares rodeadas de total desordem? As duas respostas estão corretíssimas. Conhecer o centro do Rio de Janeiro é romper com todos os seus paradigmas. É explorar o que o Rio de Janeiro tem de mais bonito: cultura em meio ao caos.

O centro do Rio de Janeiro vem sendo revitalizado e está sofrendo uma grande valorização graças ao seu grande tesouro que são seus edifícios históricos e claro, ser a região financeira e comercial mais importante da capital.

É impossível ranquear seus museus, livrarias, galerias de arte ou edifícios da época colonial, pois todos têm o seu valor histórico e sua beleza particular. Assim sendo, segue abaixo uma lista das atrações que representam a alma do centro carioca e que você poderá conhecer a pé gastando pouquíssimo ou em tours organizados.

centro-cultural-banco-do-brasil

  • Centro Cultural Banco do Brasil

Edifício neoclássico que foi sede do Banco do Brasil. Atualmente o CCBB é um dos maiores centros culturais da cidade com espaços para as artes cênicas, cinema, exposições, música, ideias e programa educativo. Tudo isso, com preços super acessíveis. 

Real-Gabinete-Portugues-de-Leitura.jpg

  • Real Gabinete Português de Leitura

Biblioteca de estilo manuelino com uma beleza arquitetônica de tirar o fôlego e o maior número de obras da língua portuguesa fora de Portugal. 

Confeitaria-Colombo.jpg

  • Confeitaria Colombo

Símbolo da belle époque carioca, a Confeitaria Colombo é considerada como Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro. Em seu majestoso salão com detalhes em art noveau encontrará um menu composto por verdadeiras delícias feito com receitas centenárias e produtos da mais alta qualidade. 

SAARA.jpg

  • SAARA (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega)

Conhecida por seus preços baixos, o SAARA é a cara do Rio de Janeiro, com sua diversidade única. Com milhares de lojas especializadas em artigos populares, é o lugar onde você poderá passar o dia toda caminhando enquanto faz compras, come, se diverte com os vendedores e aproveita para conhecer e pechinchar no maior camelódromo do mundo, localizado na famosa Uruguaiana. 

futuro-flamengo.jpg

  • Oi Futuro Flamengo

Antiga central telefônica e atual Museu das Telecomunicações, o Oi Futuro abriga uma sala de espetáculos, um espaço para exposições e um café. É atualmente uma referência internacional em arte contemporânea indicada para todas as idades. 

mosteiro-de-sao-bento.jpg

  • Mosteiro de São Bento

O mosteiro é uma das principais obras de arte colonial do país e foi fundando pelos monges beneditinos em 1590. Sua igreja é belíssima e tem todo o seu interior forrado em ouro. Aproveite para assistir a missa conventual solene com canto gregoriano celebrada todos os domingos às 10:00. 

museu-de-arte.jpg

  • MAM

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, ou MAM, como é conhecido pelos cariocas, foi elaborado por Reidy com paisagismo de Burle Marx e seu próprio edifício renderá excelentes clicks. Tem um amplo acervo de aproximadamente 6400 obras. É indicado para ir com toda a sua família e para conhecer mais sobre os artistas brasileiros. 

Ilha-Fiscal.jpg

  • Ilha Fiscal

Localizada no Bahia de Guanabara, a Ilha Fiscal foi o antigo posto da Guarda Fiscal da capital do Império no século XIX e atualmente está aberta à visitação. Conheça o Castelinho, que testemunhou fatos históricos e aproveite para ver todas as exposições permanentes.

ruinas.jpg

  • Parque das Ruínas

Cenário dos grandes bailes da Belle Époque do Rio de Janeiro, a casa de Laurinda Santos Lobo se transformou em um museu com uma das vistas mais belas da cidade. Restaurado por um premiado arquiteto, a casa ganhou estruturas de metal e um lindo mirante. É umas das atrações mais incríveis do Rio e creia ou não, tem entrada gratuita. 

Escrito por Livia Borrelli