Considerações Antes de Viajar a Cuba

Autor:
José Miguel Almeyda

Considerações Antes de Viajar a Cuba

Não existem dúvidas de que o destino do momento é Cuba, já que sua recente abertura ao mundo tem causado furor entre os amantes das viagens. Por ser um lugar que existe pouca informação na Internet, para muitos ainda é um mistério sobre o que esperar desse lindo paraíso caribenho do qual se dizem muitas histórias. 

A primeira coisa que você deve saber é que Cuba não é um país congelado no tempo, ainda que se pareça ao ver as típicas fotografias com os carros dos anos 60’s circulando nas ruas de Havana. Os cubanos são alegres e muito preparados para desenvolverem-se em diferentes campos, incluindo a atenção ao turista dentro dos hotéis e durante os passeios. Entretanto, é bom saber sobre certas coisas que irão garantir férias inesquecíveis. Algumas delas são:

Considerações Antes de Viajar a Cuba

Obter a moeda oficial para turistas

Ainda que a moeda de Cuba é o peso cubano (CUP), os turistas devem adquirir pesos cubanos convertíveis (CUC) para poder pagar pelos bens e serviços que consumam. Recomendamos trocar reais por CUC ao chegar no aeroporto de Havana, pois depois disso é impossível trocar nos bancos e voltar ao aeroporto seria uma perda de tempo e você poderia estar fazendo outras atividades. 

Leve uma reserva em dólares ou euros

Com as moedas que podem ser facilmente trocadas por CUC na recepção dos hotéis, o melhor é comprar no Brasil dólares americanos ou euros e leva-los para Cuba para qualquer emergência. Considere também que são escassos os lugares que aceitam cartão de crédito ou débito.

Considerações Antes de Viajar a Cuba 

O visto cubano é adquirido no aeroporto de saída

Você não precisa se preocupar em agendar uma data na embaixada para obter um visto cubando, como é o caso de viajar para os Estados Unidos, por exemplo. Pensando na conveniência, o visto cubano é adquirido no aeroporto onde sai o seu voo para Cuba, na fila para o check-in da companhia aérea que você viaja.

Compre água antes de escurecer

Os hotéis com Plano Europeu de Cuba não costumam colocar garrafas de água de cortesia dentro das acomodações, e se existe água no hotel é vendida ao dobro do preço original. Por isso é muito importante que você tome suas precauções e compre tudo antes do anoitecer. Se você se hospeda em um hotel All Inclusive no Varadero ou Cayo Santa Maria não é necessário se preocupar.

A Internet é limitada

Você deve saber que nenhum centro de hospedagem ou consumo oferece Wi-Fi livre, porque esse serviço ainda não é tão difundido como em outras partes do mundo. Para estar em contato com seus entes queridos, existem cartões de Internet válidos por tempo limitado que podem ser adquiridas na recepção dos hotéis. Possuem um custo razoável e acabam sendo muito mais econômicas que comprar um pacote de dados com a operadora local, ainda que você consiga utilizar dentro de um determinado tempo. 

É importante saber que usar o GPS é complicado, assim que o mais recomendável é fazer passeios guiados que irão evitar a perda de tempo caso você se perca pela cidade. 

Considerações Antes de Viajar a Cuba

A quantidade de rum e charutos que você pode trazer na volta é limitada

Além de considerar os produtos mais tradicionais de Cuba e, por tanto, os souvenirs perfeitos, o álcool e os charutos possuem certas regulamentações para a introdução no Brasil. Não compre demais! A legislação indica que você pode trazer na bagagem até três litros de álcool, e os charutos estão limitados a 21 peças (ambas quantidades são aplicadas por passageiro).

Escrito por José Miguel Almeyda