Rio de Janeiro, Brasil

Atrações no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é sinônimo de alegria e diversão. Lar do maior Carnaval do mundo, das praias mais bonitas e disputadas do Brasil, de umas das sete maravilhas do mundo moderno, palco da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a cidade é a cara do Brasil. Ela oferece diversão e entretenimento para todo tipo de pessoa e todas as idades.

 

A cidade conta com uma flora e fauna muito rica que formam paisagens maravilhosas. Além disso, o Rio tem um roteiro histórico com vários destinos que contam um pouco sobre o passado carioca e brasileiro. Para quem gosta de música, dança e teatro, a cidade tem vários eventos culturais e é palco de muitos shows de bandas internacionais.


Carnaval

Carnaval no Rio de Janeiro

Recordista no livro Guinness Book como a maior festapopular do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro é o evento mais famoso do país. A festa é conhecida mundialmente e todo ano traz turistas de todos os cantos do planeta.

Colorido e cheio de alegria, o carnaval retrata bastante da cultura carioca e brasileira. Ele é comemorado entre fevereiro e março e pode ser assistido no Sambódromo, local especificamente construído para os desfiles das escolas de samba, maior atração da data. Os desfiles envolvem carros alegóricos, fantasias sofisticadas e muita música. Cada escola de samba é responsável por um desfile e uma temática, disputando anualmente pela melhor atuação.

O Carnaval é uma festa muito divertida e é a oportunidade perfeita para se envolver com a energia da cidade maravilhosa dentro de um ambiente festivo. É importante lembrar que é uma atração muito procurada por turistas e por isso é recomendável adquirir suas passagens para o Rio de Janeiro e realizar suas reservas nos hotéis com antecedência para garantir seu lugar nessa festa.


O Cristo Redentor

Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Ícone carioca e brasileiro, o Cristo Redentor é uma estátua de 38 metros de altura localizada no Morro do Corcovado e construída em 1931. Hoje ela é o principal ponto turístico do Rio de Janeiro e é tão famosa mundialmente que não apenas virou o cartão postal brasileiro como também é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Para chegar ao topo do morro, você pode subir pelo trem que percorre a estrada de ferro do Corcovado. É um trajeto de apenas 20 minutos e de custo acessível. A atração já é equipada para receber idosos e deficientes físicos. Além dos passeios, já é permitido a realização de casamentos aos pés da estátua!

Se você quer apreciar um monumento maravilhoso e uma das melhores vistas panorâmicas do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é a experiência que você procura.


Santa Teresa

Santa Teresa, Rio de Janeiro

Santa Teresa é outra perspectiva do Rio de Janeiro. Já foi um bairro nobre e habitado por aristocratas, mas hoje é cultural e histórico que atrai escritores e artistas. O bairro se resume num cenário pitoresco e boêmio: ruas de paralelepípedo, restaurantes, bares e lojas de artesanato. Além disso, você encontra ateliês que exibem obra dos artistas que se instalaram por aquela região.

O bairro tem construções históricas, ricas em arquitetura, que podem ser visitadas. Um ponto interessante de Santa Teresa é que, por mais que suas ruas retratem bastante a história do Rio de Janeiro, a região parece um local à parte e tem características próprias. Para quem quer conhecer o Rio de Janeiro diferente das praias, é passeio é uma boa opção.


Catedral Metropolitana

Catedral do Rio de Janeiro

Para aqueles que gostam de passeios culturais, a visita à Catedral Metropolitana deve estar no roteiro. Inaugurada em 1979, o projeto é de uma arquitetura no mínimo diferente: sua estrutura é em formato de cone! Fugindo do estilo comum, seu interior é composto por vitrais coloridos que permitem a entrada de luz solar. Essas luzes são projetadas em toda a capela, criando uma atmosfera mística dependendo da hora do dia.

No subsolo da catedral tem o Museu de Arte Sacra, resultado da coleta e doação de peças religiosas. Hoje ele possui um acervo religioso e histórico de muito valor que conta com mais de 5.000 peças. 


Forte de Copacabana

Forte de Copacabana, Rio de Janeiro

Com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, em 1914 foi construído o Forte de Copacabana. Cenário de vários acontecimentos históricos como o Movimento Tenentista e responsável por uma vista panorâmica incrível do Rio de Janeiro, hoje ele é um famoso ponto turístico da cidade.

No ano de 1987, o forte tornou-se sede do Museu Histórico do Exército que carrega histórias de conquistas militares do país através da exposição de armas, artes, vídeos e maquetes.


Morro do Pão de Açúcar

Pão de Açucar,  Rio de Janeiro

Conhecido por ser um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, o Morro Pão de Açúcar é uma montanha de 396 metros de altura que fica localizado no bairro da Urca, próximo à praia de Copacabana. Para visitá-lo utiliza-se o bondinho, um dos principais pontos turísticos da cidade. Lá você pode admirar a impressionante vista panorâmica das belíssimas paisagens cariocas.


Morro do Corcovado e Trem do Corcovado

Corcovado, Rio de Janeiro

O Trem Elétrico do Corcovado é um dos passeios mais antigos do Rio de Janeiro. Ele tem como destino final o Cristo Redentor. Enquanto o trem te conduz até lá, você pode admirar as belíssimas paisagens do Parque Nacional da Tijuca e participar do pequeno curso disponibilizado durante de a travessia que conta um pouco sobre a história do Brasil.


Parque Nacional da Tijuca

Floresta da Tijuca,  Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca é um dos patrimônios mais importantes do Rio de Janeiro. Ele faz parte de uma grande reserva natural e funciona como se fosse o pulmão da cidade. Este parque se encontra na zona urbana do Rio. Lá você pode conhecer a cachoeira Cascatinha, a Capela Mayrink, várias grutas e também trilhas acompanhadas de mirantes.


Jardim Botânico

Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Considerado um santuário ecológico, o Jardim Botânico abriga mais de 40.000 plantas tanto brasileiras quanto de outras partes do mundo. Visitá-lo é uma grande oportunidade de aprender sobre a natureza e estar em completo contato com ela. Um passeio pelo jardim é de encantar qualquer pessoa. A fauna e flora estão em completa harmonia, fazendo que você se sinta relaxado. Para quem gosta de natureza, não tem opção mais completa.


Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas,  Rio de Janeiro

A Lagoa Rodrigo Freitas, ou simples Lagoa, é uma das paisagens mais bonitas do Rio de Janeiro. O lugar é muito frequentado por conta dos diversos parques, quadras de esportes, pistas para caminhar, correr, patinar e ciclovias. A grande quantidade de quiosques na área oferece todo tipo de comida.  Se você passear pelo lago no entardecer poderá desfrutar de música ao vivo e curtir o lindo pôr do sol. 


Estádio de Futebol Maracanã

Maracanã, Rio de Janeiro

O Estádio Jornalista Mario Filho, conhecido como Maracanã, foi construído em 1950 para a Copa do Mundo. Ele também já foi palco de outros eventos do futebol como Libertadores da América e Campeonato Mundial de Clubes da FIFA. Além disso, lá foi marcado o milésimo gol do jogador Pelé. Com a Copa do Mundo sediada no Brasil em 2014, o Maracanã se faz presente no maior evento futebolístico do país mais uma vez. O estádio não é utilizado somente para partidas de futebol, mas também para outros grandes eventos e shows.


Cidade do Samba

Cidade do Samba,  Rio de Janeiro

A Cidade do Samba, localizada no bairro da Gamboa, é uma grande área onde ficam os barracões responsáveis pela produção das fantasias e carros alegóricos utilizados no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Se você está passando pela cidade numa data diferente a do carnaval, não se preocupe, ainda assim é possível aproveitar o clima festivo. Na Cidade do Samba você pode desfrutar de shows ao vivo, mostras de desfiles de Carnaval e ver tudo que envolve a preparação desse espetáculo. É o lugar perfeito para você interagir com o espirito amistoso e divertido dos cariocas. 


Sambódromo

Sambódromo, Rio de Janeiro

A Passarela Professor Darcy Ribeiro, conhecida como Sambódromo é famosa por ser o palco do Carnaval do Rio de Janeiro. Lá que acontece o desfile das escolas de samba da cidade. O Sambódromo fica na Avenida Marquês de Sapucaí e conta com diferentes setores como arquibancadas e camarotes de onde se pode admirar e desfrutar da alegria do evento. Como o Carnaval é uma festa muito disputada, é importante garantir seus ingressos e passagens para o Rio de Janeiro com antecedência.


Praia de Copacabana

Praia de Copacabana, Rio de Janeiro

A praia mais famosa do estado e talvez a mais conhecida do país, Copacabana está localiza na zona sul do Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana. Com aproximadamente três quilômetros de extensão Copacabana conta com um belo calçadão, que é utilizado para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Com uma grande quantidade de quiosques, o turista encontra todo tipo de alimentos e bebidas a preços acessíveis.


Praia de Ipanema

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro

Uma das praias mais famosas, sofisticadas e concorridas do Rio de Janeiro, Ipanema está localizada na zona sul da cidade e é muito querida pelos cariocas. A praia tem quadras de vôlei e futebol de areia e é uma ótima opção para quem que nadar e surfar. Para quem gosta de caminhada e andar de bicicleta, são 2,6 km de extensão acompanhados de uma paisagem muito bonita. Ipanema também é conhecida pelo trecho de praia, próximo a Rua Farme de Amoedo, que serve de ponto de encontro para a comunidade gay.


Barra da Tijuca

Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

A Barra da Tijuca, ou simplesmente Barra, é um bairro do Rio de Janeiro onde você encontra praias tranquilas, passeios ecológicos, bons restaurantes e hotéis. A praia da Barra é ideal para a prática de esportes e é mais tranquila do que Copacabana e Ipanema. Na sua extensão você encontrará diversos bares onde pode curtir o movimento da região. O bairro conta também com roteiros culturais nos quais você pode conhecer um pouco mais da arte não só carioca como brasileira também.

Quem procura por atrações no Rio de Janeiro pode se interessar também por:

Atrações em Recife

Atrações em Búzios

Atrações em Fortaleza

Atrações em Natal