Recife, Brasil

Pontos Turísticos em Recife | Bestday.com.br

Atrações no Recife

Recife é uma das maiores zonas urbanas do Nordeste brasileiro. Localizada na foz dos rios Beberibe e Capibaribe que em sua trajetória até o Oceano Atlântico a divide em três ilhas: Recife, Santo Antônio e Boa Vista. A cidade está cercada por rios e ligada por mais de cinquenta pontes de vários tamanhos. Esta particular configuração, sutilmente similar à estrutura dos canais e pontes de Veneza e Amsterdan, constitui um dos principais símbolo da região.

 

O entorno natural do Recife, formado pelas belas praias, enormes rios, lagos, mangues e bosques tropicais, lhe brindam uma grande riqueza em comparação com outras cidades brasileiras. Em especial, os arrecifes de coral que resguardam grande parte da costa possuem um grande significado na identidade da cidade e por isso foi dado o nome de Recife.

 

Existem poucos lugares no mundo onde podem ser vivenciadas experiências tão distintas e emocionantes em apenas um dia. Esportes aquáticos e culturais, expressão artística, riqueza natural, arquitetura colonial, carnaval, clima agradável. Em fim, descubra você mesmo todas as maravilhas que o Recife oferece.

Olinda

Olinda,  Recife

Localizada a apenas sete quilômetros do Recife, Olinda é uma pequena cidade pitoresca de grande valor histórico e cultural para o Brasil. Merecedora do título "Patrimônio Cultural da Humanidade" graças às suas coloridas ruelas do centro onde é possível admirar diversos edifícios colônias muito bem preservados. Olinda está repleta de encantos como: igrejas, mercados de artesanatos, museus e lojas de arte, que adornam a paisagem tropical contrastando com a modernidade da cidade vizinha. É difícil perceber o limite entre as duas cidades, já que comportam a história e o carisma do estado pernambucano. Olinda foi nomeada em 2006 como capital cultural do Brasil.

Praias

Praias do Recife

As principais praias do Recife são Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. Em geral, todas oferecem uma magnífica paisagem e muita diversão, por este motivo estão dentre as favoritas dos brasileiros e de milhares de turistas do mundo inteiro. A proteção dos arrecifes formam piscinas naturais de águas tranquilas, com ondas suaves, que são uma excelente opção para nadar. Além disso, as enormes extensões de praia convidam para fazer uma agradável caminhada sob o sol.

Boa Viagem é uma das praias mais visitadas nesta área, pois oferece uma interessante combinação entre os atrativos naturais e os impressionantes arranha-céus distribuídos ao longo da costa. A grande quantidade de coqueiros enfeitam os quase sete quilômetros de praia, enquanto os arrecifes suavizam as ondas e permitem desfrutar um agradável mergulho. É importante seguir a recomendação de não nadar além dos limites de arrecife para evitar o risco de possíveis ataques de tubarão e para proteger dos perigos inerentes das águas mais profundas.

Recife Antigo

Recife Antigo,  Recife

A ilha do Recife Antigo é o lugar onde os holandeses fundaram a cidade em 1637. Sua arquitetura é admirável e preservada através de constantes restaurações. É um dinâmico distrito de negócios e ao mesmo tempo, um atrativo ponto de reunião dos recifenses nos fins de semanas. À volta da Rua Bom Jesus, a principal da cidade, se encontram os melhores cafés, restaurante e lojas. Aos domingos se instala uma atrativo feirinha de artesanatos. Nesta rua se encontra a sinagoga mais antiga da América, Kahal Zur Israel Synagogue, que data do século XVII. Outros importantes lugares para conhecer são o Mercado de São José, o teatro Apolo, o Observatório Cultural Torre Malakoff, a Praça do Arsenal e o Marco Zero.

Carnaval

Carnaval do Recife

O carnaval do Brasil se sente e se vive diferente em cada lugar. No Recife e em Olinda, o carnaval se caracteriza pela música e pelas danças tradicionais do frevo e maracatu, assim como no Rio de Janeiro e São Paulo é o samba. As fantasias também são diferentes: em Olinda, os bonecos gigantes desfilam com seus coloridos trajes e máscaras de personagens famosos, em conjunto com alegres palhaços, colombinas e arlequins. Os impressionantes cenários e a atrativa decoração enchem as ruas de vida e cor. O Pátio de São Paulo, a Praça do Artesanal, a Avenida Guararapes e o Marco Zero vibram sem parar ao ritmo das orquestras.

O desfile Galo da Madrugada é a sensação do sábado que atrai a mais de um milhão de seguidores. Outro evento destacado é a Noite dos Tambores Silenciosos, uma representação que mostra a tradição do candomblé com danças de maracatu. Sendo assim, em todos os aspectos, o animado carnaval do Recife e de Olinda é uma verdadeira amostra do folclore de Pernambuco. É recomendável chegar ao menos uma semana antes para presenciar todas as festividades prévias ao início oficial do carnaval (fevereiro – março).

Arte e Cultura

Parque Brennand, Recife

Recife é um dos lugares culturais mais valiosos do Brasil e é o lar de reconhecidos músicos, escritores e artistas em geral. Em toda a região há ao redor de 40 galerias de arte, 25 museus e 15 teatros, além de uma casa de ópera e duas salas de orquestra. Duas das contribuições mais representativas do Recife são os ritmos típicos do carnaval: o frevo e o manguebeat.

Alguns dos recintos artísticos mais importantes do Recife são os seguintes:

Casa da Cultura

É um mercado dedicado às artes situado em um antigo presídio da época colonial. Ocasionalmente oferece funções musicais.

Instituto Ricardo Brennand

Possui uma coletânea de objetos da época do domínio dos holandeses, asim como uma seção de armaduras e armas.

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

É um enorme jardim onde se expõe a obra do escultor pernambucano Francisco Brennand, um dos artistas contemporâneos mais importantes do Brasil.

Torre Malakoff

É um antigo observatório construído em estilo oriental (tunisiano) que funciona como centro cultural e ponto de reunião popular.

Por sua excelente localização, o Recife é sede de vários eventos internacionais, entre os quais se destacam: o Festival Internacional de Música de Pernambuco, a Mostra Internacional de Música em Olinda, a Feira Música Brasil, Festival do Verão do Recife e o carnaval do Recife e de Olinda. Além de varias convenções profissionais e científicas que são realizadas nesta cidade, aproveitando sua completa infraestrutura hoteleira e de negócios.

Museus e Monumentos Históricos

Museu do Estado de Pernambuco, Recife

Museu do Estado de Pernambuco

Situado dentro de um impressionante casarão do século XIX: o Forte das Cinco Pontas. Possui um acervo de mais de 14 mil obras de arte de diferentes categorias: arte, etnografia, antropologia e história.

Museu do Homem do Nordeste

Contém uma vasta coleção de objetos que descrevem as tradições dos habitantes de Pernambuco, incluindo o processo de transformação da cana de açúcar.

Fundacao Gilberto Freyre

Antiga residência do escritor pernambucano Gilberto Freyre, onde se resguarda sua obra, algumas coleções de livros e objetos pessoais.

Praça da República

É um conjunto arquitetônico localizado no Bairro Santo Antônio, ao seu redor estão edificados: o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça, o Liceu de Artes e Ofícios e o Teatro Santa Isabel, além de 23 mil metros quadrados de belíssimos jardins.

Igrejas

Igrejas no Recife

As igrejas do Recife dão uma identidade especial à cidade. Situadas em diferentes bairros, todas mantém um semelhante estilo barroco, com admiráveis fachadas e imponentes altares, além de lindas pinturas nos tetos e finos púlpitos de madeira entalhada. Quase todas foram construídas durante os séculos XVII e XVIII.

Capela Dourada

Máxima expressão do barroco no Recife, está localizada dentro do complexo de edifícios do Convento e Igreja de Santo Antônio, e que inclui também o Museu Fransciscano de Arte Sacra.

Basilica e Convento de Nossa Senhora do Carmo

O altar abriga coroas de ouro e pedras preciosas. Uma seção está coberta com azulejos portuguêses.

Catedral de Sao Pedro dos Clérigos

Imponente catedral rodeada por belas casas coloniais, bares e restaurantes. Nos cafés que rodeiam o Pátio de São Pedro as pessoas se reúnem nas tardes para conversar.

Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Homens Pretos

Possui uma imagem da padroeira em madeira policromada com alfaias de prata. Em Olinda estão situadas a Igreja de São Salvador do Mundo (Igreja da Sé) e o Mosteiro de São Bento.

Nos Arredores

Porto de Galinhas, Recife

Porto de Galinhas é um dos destinos mais famosos do litoral pernambucano. Se localiza a setenta quilômetros do Recife, no município de Ipojuca. Suas espetaculares praias de Maracaípe e Muro Alto foram reconhecidas como as melhores de todo o Brasil. Vale a pena dedicar um dia ou dois para visitar Porto, surfar e fazer mergulho nos belos arrecifes.

Fernando de Noronha é um arquipélogo declarado Parque Nacional Marinho e Patrimônio Mundial Natural localizado a pouco mais de 500 km do Recife. É um lugar de incrível beleza formado por praias e baías paradisíacas, montanhas e vegetação exuberantes. É um destino fantástico para surfar (de dezembro a fevereiro) e para fazer mergulho (de agosto a novembro). É importante assinalar que apenas o Recife e Natal oferecem voos diretos (de uma hora) à ilha, outra maneira é fazer o cruze em veleiro ou cruzeiro.

Para poder visitar as ilhas que formam parte desta reserva natural, é necessário solicitar uma autorização oficial diante o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Se recomenda iniciar o trâmite três meses antes da data planejada da viagem.

Recife: Mapa com lugares interessantes