Fortaleza, Brasil

Fortaleza, CE: Compras, Pontos Turísticos e Clima | Best Day

Bem-vindos à Fortaleza

Fortaleza é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e também pelos turistas internacionais. Uma cidade moderna, com belas praias, sol e ao mesmo tempo uma brisa refrescante, além de pessoas hospitaleiras e alegres. A capital do Ceará cativa seus visitantes por essas e tantas outras características que fazem do destino um lugar imperdível. Fortaleza é parada obrigatória para os viajantes que desejam conhecer uma das praias mais lindas do Brasil e talvez do mundo. Está localizada geograficamente na altura da linha do Equador e é o ponto de partida brasileiro mais curto até a Europa, os Estados Unidos e a África.

 

Sol o Ano Todo

Não importa em qual época do ano você vai a Fortaleza, a cidade sempre vai te receber com o calor e a luz vibrante do sol. Com aproximadamente 34 quilômetros de litoral, distribuídos em 15 praias, Fortaleza possui uma das melhores infraestruturas do Brasil. Os melhores hotéis, restaurantes, muito entretenimento e diversão. De dia você poderá saborear as comidas típicas nordestinas e, ao pôr do sol, verá o clima esquentar nas melhores baladas de Fortaleza. A cidade é um dos melhores destinos turísticos do Brasil.

 

Os Encantos de Fortaleza

Avenida Beira Mar FortalezaA capital do Ceará tem atrações para todos os gostos. Começando pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe que formam a orla central. Passando também pela Av. Beira Mar, que une essas praias e é ponto de encontro de turistas e moradores.

A Praia do Futuro, localizada a 11 quilômetros do centro é a mais procurada e é perfeita para um mergulho. Nessa praia você encontra diversas barraquinhas para saborear as deliciosas patas de caranguejo, o famoso pargo assado e se refrescar nas duchas de água doce.

Pelos arredores dessa cidade você encontra as famosas e peculiares dunas e falésias coloridas, que são uma das características mais marcantes do Ceará. Não deixe de conhecer a Praia de Morro Branco, a Praia das Fontes e passear a bordo dos famosos bugues cearenses. Não se esqueça de conhecer a praia de Porto das Dunas, cenário do famoso Beach Park, um complexo turístico com o maior parque aquático da América Latina. É diversão na certa!

 

Um Pouco de História

História de Fortaleza, Ceará

A história de Fortaleza inicia-se quase que junto com a história do Brasil, por volta de 1500. Tudo começou quando o espanhol Vicente Pinzón desembarcou nessas terras e a nomeou como Santa Maria de la Consolación. A colonização pelos portugueses aconteceu somente 100 anos mais tarde, quando Pero Coelho de Souza ordenou a construção de Fortim de São Tiago, no estuário do Rio Ceará. Depois disso, uma tropa holandesa ocupou todo o nordeste brasileiro, fundando o Forte Schoonenborch.

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Em 1654 os holandeses foram expulsos do que hoje é chamado de estado do Ceará, então, os colonizadores portugueses batizaram o local de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Em 1726, Fortaleza transformou-se oficialmente na capital do Ceará.

Fortaleza, Ceará

No século XIX, Fortaleza tornou-se uma importante cidade e mantinha-se economicamente com a produção de algodão. Devido ao crescente fluxo comercial desse produto com a Europa, a cidade rapidamente desenvolveu sua infraestrutura. Esse processo de desenvolvimento resultou na construção de escolas, bibliotecas, centros culturais e de lazer.

 

 

 


Fortaleza Hoje

Museus e Teatros em Fortaleza

No século XX a cidade industrializou-se e ainda hoje o setor industrial representa 20% da atividade econômica de Fortaleza. A capital possui uma interessante oferta cultural que inclui museus, teatros e bibliotecas. Mas as atrações principais dessa cidade são, sem dúvida, os tantos quilômetros de praias paradisíacas que oferecem diferentes atrativos.

Cada praia oferece diferentes opções de entretenimento como bares boêmios e coloridos restaurantes tradicionais que servem pratos da culinária típica e casas noturnas. Sem esquecer os fortes ventos e marés propícias para a prática de surfe e vela.

Praias em  Fortaleza

Hoje, Fortaleza conta com um moderno aeroporto internacional, o Pinto Martins. Há disponível uma ampla rede de transporte ferroviário que permite tanto aos moradores como aos turistas locomoverem-se de um lado a outro da cidade, além da rede de ônibus e táxis. A cidade também conta com uma estruturada zona hoteleira, assim como ótimas pousadas e resorts luxuosos. Se você quer conhecer algum desses resorts em Fortaleza, o destino é a Av. Beira Mar.

Como toda metrópole, Fortaleza tem a vida noturna agitada, ou seja, balada todo dia. A noite de segunda-feira na cidade é considerada a mais animada do planeta. Se você está procurando bares, não deixe de conhecer os estabelecimentos da Rua dos Tabajaras, próximo ao Dragão do Mar.

O artesanato também tem o seu espaço em Fortaleza. Ele está espalhado por toda a cidade em diversas feiras e mercados. Entre os trabalhos mais comuns estão a renda de labirinto, redes de dormir, objetos em argila e as famosas garrafinhas de areia coloridas

 
.

Culinária

Música e Dança em Fortaleza

Fora as belas praias, centros culturais e uma noite quentíssima, a gastronomia cearense também não vai decepcionar você. Se sua preferência for por frutos do mar e não vê a hora de saborear uma deliciosa lagosta, o ponto certo é a Praia do Meireles. Agora, se você não resiste a uma legítima comida típica do sertão, o seu destino é o Bairro da Varjota. Nesse local você poderá saborear o famoso baião de dois ou então uma saborosa carne de sol. O bairro de Messejana é o reduto das tapiocas. O local reúne mais de 20 barracas e restaurantes que vendem a iguaria. 

Sem dúvida Fortaleza pode ser um belo cenário para as suas próximas férias, regadas a muito sol, mar e diversão. Prepare-se para experimentar coisas novas e ter momentos com agradáveis sabores, cores e aromas.

 

Quem procura por informações de Fortaleza pode se interessar também por:

Salvador

Recife

Natal

Porto Seguro

leia mais sobre Fortaleza

Notas de viagem que podem interessar

Veja mais publicações

Fortaleza: Mapa com lugares interessantes