O Belo Arquipélago de Fernando de Noronha

Que tal desfrutar o sol e uma praia com águas azuis e transparentes, moldurada com muitas colinas, cachoeiras, mirantes, grutas e corais? Mergulhar em piscinas naturais aproveitando uma visibilidade de até 50 metros de profundidade? Você poderá apreciar de perto espécies da fauna, tais como tartarugas, raias e golfinhos. Tudo isso, acreditem, no mesmo paraíso.

Parque Nacional Marinho, Arquipélago de Fernando de Noronha O Arquipélago de Fernando de Noronha está localizado no estado de Pernambuco, cuja maior e principal ilha de um conjunto de 21 ilhas, que tem o mesmo nome, conta com 16 praias numa extensão de 26 quilômetros. É também a única ilha habitada, com apenas 2100 habitantes. As demais ilhas estão localizadas dentro do Parque Nacional Marinho podendo ser visitadas somente com licença oficial do Ibama.

Fernando de Noronha, Patrimonio da Humanidade pela UNESCOO arquipélago é considerado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e nele você poderá percorrer trilhas, surfar e conhecer o parque das falésias, enseadas e baías com paisagens deslumbrantes, que são um verdadeiro convite aos fãs do ecoturismo.

Mirante dos Golfinhos, Arquipélago de Fernando de NoronhaNa praia do Atalaia você encontrará uma piscina natural cheia de peixes multicoloridos com um fundo de areia branca e águas cristalinas que, além disso, é um santuário ecológico para aves e animais marinhos. Outra atração é a praia do Sancho, considerada uma das mais belas da ilha, de onde sai uma trilha que leva ao alto do mirante dos golfinhos para poder admirar esses animais no seu habitat natural. Levante-se bem cedinho e não perca a oportunidade de observá-los, com certeza será inesquecível.

Morro do Pico, Arquipélago de Fernando de NoronhaPraias como a do Leão, da Conceição, Cacimba do Padre e do Boldró são paradas obrigatórias, assim como a Baía de Santo Antônio que se caracteriza pelo conjunto de ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Remédios e pelo Morro do Pico, o ponto mais alto do arquipélago.

Parque Marinho, Fernando de NoronhaO Arquipélago de Fernando de Noronha é o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo. O principal ponto para praticar o esporte é a Baía do Sueste e a Baía dos Porcos que possui areias finas e douradas embelezando ainda mais este paradisíaco lugar.

O Belo Arquipélago de Fernando de NoronhaHoje em dia Noronha já deixou de ter a atmosfera rústica que tinha antigamente, alguns hotéis e pousadas, muitas de alto nível, se estabeleceram na região e oferecem elegantes comodidades, dignas do século XXI. Vale ressaltar que também existem pousadas mais acessíveis para que ninguém perca a oportunidade de conhecer esse paraíso.

Fernando de Noronha, Hospedagem magnífica O Arquipélago também oferece aos turistas uma variedade de restaurantes onde se pode desfrutar desde a culinária local até os pratos mais requintados, elaborados principalmente com frutos do mar. Os bares são ótimas opções tanto durante o dia como à noite, seja para aproveitar o sol e as praias ou para diversão noturna.

Fernando de Noronha é para ser curtido dentro e fora da água, possui tanta beleza e atrações que quem ainda não conhece não vai resistir, irá visitá-lo e com certeza vai dar um jeito de voltar.

Algumas dicas importantes:

Por do Sol em Fernando de Noronha A melhor época para visitar a ilha é de setembro a março.

Em novembro, vários cruzeiros aportam na ilha e além dos moradores o destino só pode receber mais 600 turistas por dia.

É importante levar roupas e calçados bem confortáveis.

Para chegar a Fernando de Noronha existem voos diários com saída de Recife e Natal.

Existe uma taxa de entrada no arquipélago que é cobrada de acordo com os dias de permanência. O pagamento pode ser via internet (não esquecer o comprovante de pagamento) ou no aeroporto antes do embarque.

Algumas áreas são de acesso restrito, principalmente no parque marinho.

Não é permitido acampar.

Antes de embarcar, desfrute a Vida Noturna de Natal ou aproveite as Atrações de Recife dependendo de onde viaje para conhecer Fernando de Noronha.


Por Thiago Henrique dos Santos