Passeio de Bonde por Santa Teresa: Uma Experiência Única e Inesquecível

Autor:
Daniella Khoory

Bonde Santa Teresa

O tradicional bairro de Santa Teresa, com suas ladeiras e ruas estreitas, é reduto de artistas, intelectuais e amantes da boemia. Caminhando por suas pitorescas ruas, você vai se deparar com simpáticas lojinhas de artesanato, ateliês de artistas, bares e Restaurantes no Rio de Janeiro.

Largo do CurveloPara viver uma fascinante experiência no Rio de Janeiro, uma das melhores e mais econômicas opções tanto para moradores como para turistas, é fazer um passeio de bonde por este charmoso bairro. Para abordá-lo, você deve ir à estação que fica no centro da cidade. Lá você tem duas linhas a escolher: Paula Matos e Dois Irmãos, que saem com intervalos de meia hora.

Estação BondeUma vez dentro do bonde de Santa Teresa, começa o belo trajeto que tem como um dos momentos mais emocionantes, a sua passagem por cima dos famosos Arcos da Lapa, onde você vai ter um deslumbrante panorama da cidade. Estes peculiares veículos são herança de uma época romântica e continuam funcionando desde sua inauguração em 1896.

Arcos da LapaEstando em Santa Teresa, você poderá visitar vários pontos de interesse, dentre eles o Convento de Santa Teresa, construído no século XVIII e que deu origem ao nome do bairro. Os 215 degraus da escadaria de acesso da Lapa ao bairro foram artisticamente decorados com mosaicos de cerâmica de várias partes do mundo, pelo pintor chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón.

Estes são alguns dos lugares onde o bonde faz suas paradas e os quais vale a pena visitar:



Largo do Curvelo
Escadaria Selarón
Aqui fica a Casa Navio que foi inspirada no convés de uma embarcação e de onde se pode apreciar uma incrível vista ao Castelo de Valentim, uma bela construção que na atualidade é um edifício de apartamentos, contando com uma das mais impressionantes vistas a vários pontos e atrações do Rio de Janeiro.

Castelo ValentimLargo do Guimarães e Largo das Neves
No Largo dos Guimarães ficam os mais badalados bares e restaurantes para curtir um fim de tarde ou uma noitada com bons petiscos e cerveja gelada. Entre eles: o Bar do Gomes, o Bar do Arnaudo, Adega do Pimenta, Bar do Mineiro e Sobrenatural. No Largo das Neves há um bonito casarão que data de 1850 e a Igreja de Nossa Senhora das Neves, de 1860, além de mais opções de bares.

Largo dos Guimarães

Parque das Ruínas
Parque das Ruínas

É um centro cultural que possui um mirante com uma linda vista ao centro da cidade e à orla marítima. O Parque das Ruínas conta com auditório, sala de exposições e cafeteria, sendo palco também para shows musicais, happy hours e leitura de textos literários. Nas áreas ao ar livre há uma programação especial para as crianças nos fins de semana.




Museu Chácara do Céu

Possui um acervo com importantes obras de arte moderna, com destaques para as assinadas por Di Cavalcanti, Portinari, Guinard, Picasso, Matisse e Dalí. Em pinturas, aquarelas e gravuras, o Brasil do século XIX é mostrado por artistas como Debret e Taunay.
Aos sábados, o Sistema de Bondes de Santa Teresa promove o passeio com o Bonde Ecológico e o Bonde Histórico. Cada passageiro recebe um cartão postal que lhe dá direito de ficar mais tempo em Santa Teresa, almoçar num dos vários restaurantes situados próximos ao Largo dos Guimarães e visitar outros museus e centros culturais. A visita é guiada com explicações sobre o bairro e os bondes.

Museu Chácara do CéuBondinho Santa TeresaNa sua próxima visita ao Rio de Janeiro, reserve um dia para fazer este magnífico e emocionante passeio de bonde ao bairro de Santa Teresa e aproveite para conhecer de perto suas peculiaridades e sentir a sua magia. Leve sua máquina fotográfica para registrar as fabulosas paisagens e momentos desta fantástica experiência.