Paraty: Desvendando Seus Encantos e Eventos

Autor:
Daniella Khoory

Paraty e Seus Encantos

A fama e o encanto de Paraty atravessam os continentes porque este destino, vizinho de Angra dos Reis, é com certeza um dos mais fascinantes de todo o litoral brasileiro. Num mesmo lugar é possível rodear-se de arte, cultura e história, passear em barco, nadar em praias, ilhas e cachoeiras, mergulhar, assistir a festivais artísticos, culturais e gastronômicos, além de conhecer seu artesanato, as igrejas, suas famosas cachaças, caminhar por suas ruas empedradas e apreciar sua bela e secular arquitetura. Tudo isto e mais, fazem deste lugar um dos mais visitados pelos turistas nacionais e internacionais durante o ano inteiro.

Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de Paraty
Passear pelo Centro histórico de Paraty é uma de tantas atividades prazerosas que poderá realizar. Seu calçamento de pedras, herança do Brasil Colonial, reveste de charme suas pitorescas vielas que nos transportam a um passado cheio de histórias e lendas. Seu harmonioso Centro Histórico, onde predominam as construções de fachadas brancas e janelas coloridas, é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).



Alambiques de Cachaça Cachaças de Paraty

Nos tempos coloniais, Paraty já era sinônimo de Cachaça e reconhecida como um dos maiores produtores de aguardente de cana do Brasil. A cidade chegou a ter cerca de 250 engenhos de açúcar. Sua Cachaça é considerada a melhor do mundo, graças às suas técnicas de produção artesanal, preservadas e aperfeiçoadas com o tempo. Hoje em dia restam apenas sete alambiques em funcionamento e com certeza você vai adorar fazer uma visita a algum deles para conhecer os segredos da elaboração deste líquido tão cobiçado. No mês de agosto, a cidade realiza o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, uma das maiores festas dedicadas à aguardente no país.

Praias, Ilhas e Reservas Ecológicas

Praia Tarituba em ParatyA Cidade de Paraty tem uma localização geográfica privilegiada no Rio de Janeiro por estar situada na exuberante Mata Atlântica brasileira. Sua bela baía está formada por ilhas e praias nas quais você poderá se deliciar passeando e tomando banho em suas refrescantes águas verdes.

A natureza foi muito generosa com este destino e uma ótima forma de criar consciência ecológica e entender a importância da preservação destas áreas verdes é visitar alguns de seus parques ou reservas que são vários: Parque Nacional da Serra da Bocaina, Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, Reserva Ecológica da Juatinga e Área de Lazer Paraty-Mirim. Parque Nacional Serra da Bocaina

Outra excelente alternativa de conhecer e explorar os atrativos da cidade é fazer uma boa caminhada por alguma de suas incríveis trilhas. Você ficará deslumbrado com as impressionantes paisagens, com a Fauna e Flora de Paraty e poderá levar para casa, além de gratas lembranças de um lindo passeio, as fotos que com certeza registrarão suas aventuras a pé.


Eventos Culturais e Artísticos

Bloco da Lama em ParatyParaty é um importantíssimo Polo Cultural e Artístico e ao caminhar pelo centro da cidade poderá ver o grande número de ateliês de artistas plásticos assim como exposições da cultura indígena e expressões folclóricas das mais variadas.

Festa Internacional Literária de ParatyFique atento ao diversificado Calendário Cultural de Paraty, pois o ano inteiro se celebram os mais variados eventos. Alguns dos mais importantes são os festejos de carnaval, o FLIP - (Festa Internacional Literária de Paraty) e o Bourbon Festival (Festival Internacional de Jazz). Paraty é um verdadeiro oásis turístico que você deve visitar. Você se apaixonará por este maravilhoso pedaço de paraíso e com certeza vai querer voltar.

Aproveite também para conhecer As Belas Praias de Caraguatatuba, conhecida como Capital do Litoral Norte, onde há diversos Campeonatos de Vôo Livre.


Links relacionados:

Hotéis em Angra dos Reis
Hotéis no Rio de Janeiro