Oktoberfest: a Festa da Cerveja de Blumenau

Autor:
Cristina Canato

Oktoberfest

Oktoberfest é o nome que recebe a principal Festa da Cidade de Blumenau no estado de Santa Catarina. É a segunda maior festa alemã do mundo, ficando somente atrás da Oktobertest de Munique. Esta festa se realiza anualmente no mês de outubro e atrai turistas do Brasil inteiro e do exterior, principalmente da Alemanha.

Oktobrfest A festa teve sua origem em 1984 e foi inspirada na Maior Festa da Cerveja do Mundo, a Oktoberfest de Munique, que surgiu em 1810 no casamento do Rei Luis I de Baviera, Alemanha, com a Princesa Tereza da Saxônia. Blumenau é uma das cidades com maior influência germânica no Brasil e a versão desta festa nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas Tradições Germânicas.

Oktoberfest Este grande acontecimento não é apenas a Festa da Cerveja, é folclore, memória e tradição. Durante os dezoitos dias de festa, o povo de Blumenau brinda a todos uma amostra de sua riqueza cultural, revelado no amor à música, à dança, à gastronomia típica e aos costumes, que conservam de seus antepassados da Alemanha que chegaram ao Brasil para formar colônias na região sul. A Oktoberfest está na alma dos moradores desta cidade.


Rainha da Oktoberfest

Ao longo de suas 27 edições, a Oktoberfest de Blumenau reuniu mais de 18 milhões de pessoas no Parque da Vila Germânica, o que significa uma média de mais de 650 mil pessoas por ano. O segredo deste sucesso é simples: a Oktoberfest de Blumenau é autêntica e apresenta as Tradições Alemãs trazidas pelos colonos há 160 anos. O calor humano das pessoas, a paz e a beleza da cidade também tornam esta festa excepcional.

Oktoberfest Em 2011 a abertura oficial será no dia seis de outubro às 22:00 horas, exatamente depois do desfile na Rua XV de Novembro que iniciará às 19:30 horas. Haverá bandas ao vivo todas as noites e aos domingos a partir do meio-dia. Nos intervalos das bandas haverá apresentações de Grupos Folclóricos.
Tomadores de Cerveja, Oktoberfest
Os desfiles oficiais serão nos dias 6 e 19 de outubro às 19:30 horas e nos dias 8, 12, 15 e 22 do mesmo mês às 16:00 horas. Todos serão realizados na Rua XV de Novembro. Haverá também minidesfiles internos nos dias 11 e 18 no Parque Vila Germânica.

No setor três do Parque Vila Germânica às 22:00 horas se realizará o Concurso Nacional de Tomadores de Chope por Metro nos dias 6, 7, 8, 11, 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22. A regra do concurso é bem clara, ganha quem conseguir tomar um metro de cerveja de barril (600 ml) em menos tempo, sem babar ou tirar o copo da boca. Apenas poderão participar maiores de 18 anos.

Oktoberfest São muitas outras atrações entre elas: a competição de tiro, pois Blumenau possui 36 clubes de tiro; o concurso de beleza para escolher a Rainha da Oktoberfest que será realizado no dia 23 às 22:00 horas; passeio pela Rota Histórica e cultural para conhecer prédios antigos e contemporâneos, localizados na Rua XV de Novembro até o Palácio da Prefeitura.

A Rota Arquitetônica Vila Itoupava, apenas a 25 km do centro da cidade, é outro passeio muito interessante. Neste bairro vivem ao redor de sete mil pessoas que preservam os aspectos culturais da colonização, como o dialeto alemão, casas em estilo "enxaimel" ou de tipo Fachwerk (com fachadas de madeiras encaixadas), assim como comidas e bebidas caseiras.

Cerveja Artesanal, Oktoberfest Para os apaixonados pelas trilhas e pela natureza, existem passeios pelo Parque Ecológico Spitzkopf, pela Nova Rússia ou pelo Museu de Ecologia Fritz, porém o mais tradicional durante este festival é o projetado para os simpatizantes da cerveja: a Rota das Cervejarias Artesanais, neste passeio você conhecerá dez empresas cervejeiras que lhe mostrarão o processo de elaboração e as variedades deste líquido tão solicitado.

Visite Blumenau neste mês de outubro e viva a experiência da Oktoberfest!

Aproveite sua viagem e conheça também a bela cidade de Joinville e suas Atrações.