As Belezas Naturais de Jericoacoara

Autor:
Tatiana Omegna

Jericoacoara

Localizada aproximadamente a 300 km de Fortaleza, no estado do Ceará. Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um santuário ecológico que já foi considerado uma das 10 praias mais belas do mundo pelo jornal Washington Post. Palmeiras, mangues, cavernas, enormes dunas, lagoas, praias de enseada e de mar aberto misturam características do interior e do litoral em uma antiga aldeia de pescadores que em 2002 se transformou em parque nacional.

Jericoacoara, CearáJericoacoara conta com muitos atrativos naturais dignos de serem conhecidos, alguns muito próximos entre si. Alguns lugares são ideais para conhecer enquanto se exercita caminhando; por exemplo, a 30 minutos de caminhada a partir da praia principal, está a Pedra Furada, um belo trabalho da ação do tempo, do vento e do mar, que se transformou em um dos cartões postais mais famosos do estado do Ceará. No mês de Julho, quem visita Jeri pode desfrutar o entardecer através desta enorme e enigmática rocha colocando-se frente a ela para admirar através do buraco o Sol se pondo.

Pedra Furada

Outro atrativo natural é o caminho através do Serrote, que durante o inverno toma uma coloração verde que contrasta com o azul do mar, criando uma espetacular paisagem. Do outro lado da vila está a famosa Duna do Pôr-do-Sol, que conta com uma característica peculiar: tanto no amanhecer como no entardecer se pode admirar o Sol sobre o mar, uma espetacular vista que pode ser apreciada do alto da duna. Este espetáculo acontece devido à posição geográfica de Jericoacoara, que está em uma península, convertendo Jeri no único lugar onde é possível ver este espetáculo.


Mangue Seco é outra beleza que você deve conhecer, se encontra do lado oeste do Parque Nacional de Jericoacoara e é um mangue formado pelo mar e pelo rio Guriú. Neste local existe uma população muito bem conservada dos peixes mais mitológicos dos oceanos, o Cavalo-Marinho.


Lagoa AzulA bordo de veículos 4x4 também é possível conhecer outros lugares tais como a praia de Icaraí de Amontada, as lagoas Formosa e Pinguela, assim como a mais famosa de todas, a Lagoa Azul, onde desfrutará relaxantes momentos em uma rede dentro da lagoa. Jeri também conta com belas praias, algumas totalmente virgens, ideais para a prática de kitesurfe e windsurfe.


Jericoacoara, BrasilCom certeza, durante sua viagem a Jericoacoara, você vai desfrutar de muita aventura, tranquilidade e diversão, porém não se pode esquecer de que Jeri é um paraíso onde a natureza é respeitada e a ação do homem é controlada. É obrigação de todos que visitamos este parque nacional, ajudar a preservar suas belas praias, lagoas, dunas e todas as demais belezas naturais que Jeri nos proporciona.

Escrito por Tatiana Omegna