Amazônia Brasileira

Ocupando uma área de mais de seis milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia estende-se por nove países: Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Sua maior extensão territorial (aproximadamente 60%) está na região norte no Brasil e é considerada uma das florestas mais belas e extensas do mundo.

Amazônia BrasileiraA floresta amazônica concentra 60% de todas as formas da vida do planeta, das quais somente 30% das espécies são conhecidas pela ciência. O clima é quente e úmido com uma temperatura média anual de 28°C. A melhor época para visitar é no verão, entre os meses de junho e outubro.

Amazônia Brasileira

Todos que queiram aventurar-se pela selva amazônica encontrarão atrações turísticas impressionantes que certamente o farão perder o fôlego, além de uma boa infraestrutura na selva. Imagine-se dormir em um quarto feito de madeira amazônica legítima, escutar o som dos pássaros e acordar com uma paisagem espetacular, banhar-se nas lagoas ou cachoeiras e alimentar os animais na palma da mão....


Encontro das Águas
Uma das principais atrações da Amazônia é o encontro do Rio Negro com Rio Solimões, que acontece a poucos quilômetros de Manaus. Por mais de 10 km², é possível ver as águas escuras e transparentes do Rio Negro correr ao lado das águas barrentas do Rio Solimões. O encontro dos rios Negro e Solimões é considerado o maior encontro de águas do mundo, devido ao seu volume e vazão - força e grandeza que podem ser vistas por mais de 10 quilômetros de distância, do ponto onde as águas se encontram até a diluição total entre as duas. Devido a sua beleza imensurável, esse encontro será brevemente tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Amazônia BrasileiraOutra das grandes atrações está localizada a uma hora de barco de Manaus. É o Parque Ecológico Janauari, uma área de 9 mil hectares de matas, várzeas e igapós (floresta inundada) onde poderá contemplar todo o esplendor da vitória-régia, a planta simbólica da Amazônia. No parque há diversos restaurantes onde poderá provar um delicioso bufê de peixes amazônicos.



Pesca

A pesca também é um dos grandes atrativos e você poderá realizá-la em acampamentos flutuantes ou nas excursões de barco-hotel, que são mais recomendáveis, já que poderá locomover-se de um lugar a outro garantindo uma melhor pesca. Enquanto você pratica esse esporte poderá observar centenas de espécies de aves, crocodilos e macacos, além de diversos peixes, que o convertem em uma experiência única. A melhor época do ano para pescar é de setembro a março.


Boto Outro encanto da Amazônia é o boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis), um golfinho doce, inteligente e muito sociável, cuja principal característica é sua cor rosa. Surpreenda-se com esses golfinhos que de tão amigáveis costumam aproximar-se dos pequenos barcos.

PororocaOutro fenômeno espetacular é a pororoca, evento que ocorre duas vezes por ano, entre os meses de fevereiro e março. A palavra pororoca vem do tupi e se refere ao estrondo perceptível até meia hora antes do fenômeno, que é o encontro das águas de um rio com o oceano que provoca ondas de até seis metros com uma velocidade que oscila de 30 a 35 km² por hora arrastando tudo que vê pela frente. Esse espetáculo da natureza atraiu surfistas do mundo inteiro para disputar o campeonato que premia quem surfa uma onda por mais tempo. O recorde mundial é do brasileiro Picuruta Salzar que permaneceu 37 minutos na mesma onda, percorrendo 12.5 km² do rio.

Floresta AmazônicaA selva amazônica é um lugar cheio de folclore e cultura com seus mitos, lendas, canções populares e poesias que poderão ser desfrutados em uma noite de lua cheia ao redor de uma fogueira. Como lembrança da sua fascinante aventura na selva poderá levar arte indígena e uma grande variedade de artigos decorativos elaborados com os recursos da própria floresta. Não perca a oportunidade de conhecer a selva amazônica e estar em contato direto com a natureza. Definitivamente será uma experiência única e inesquecível.